Home / GUIA RURAL / Prefeitos passam a compor o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal / Cantão

Prefeitos passam a compor o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal / Cantão

A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares
Parque Estadual do Cantão

Na última sexta-feira, 07 de maio de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Tocantins a Portaria Nº 77 que designa para compor o Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental Ilha do Bananal/Cantão os prefeitos de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada da Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium, municípios que fazem parte da região da APA.

Atendendo a vontade expressa e o entendimento comum entre os representantes das instituições que compõem o conselho da APA, os prefeitos irão exercer mandato por 02 anos no Conselho para assegurar o caráter participativo para contribuir e apoiar os trabalhos de gestão e consolidação da APA Ilha do Bananal/Cantão.  

Aline Vilarinho é presidente do Conselho Gestor da APA e nos contou que a inclusão dos prefeitos no Conselho foi uma reivindicação dos mesmos para retornar ao mandato das representações que os municípios haviam perdido. De acordo com Vilarinho, entre os anos 2015 e 2018 o Conselho estava com as atividades interrompidas e não se reuniam. Então, em 2018 foi realizada uma reunião com a Diretoria de Biodiversidade em Araguacema para a reativação do Conselho e em 2019 foi publicada em Diário Oficial uma nova composição, porém sem a participação dos prefeitos desses nove municípios que compõem a Unidade de Conservação.

Segundo a presidente, o Conselho entendeu que a composição feita em 2018 era ilegal: “Quando assumi a supervisão da APA foi feita uma nova reunião do Conselho, e os conselheiros de 2015 reivindicaram as cadeiras, eles não estavam na composição de 2019, e por isso foi definido que a reunião (de 2018) e que a publicação da portaria dessa composição (de 2019) não eram Legais. Então retomamos para a composição do Conselho anterior, o de 2015”.

Ainda de acordo com Vilarinho, a importância dos prefeitos participarem do Conselho gestor da APA se dá principalmente por ser o Conselho que aprovará o novo plano de manejo da unidade de conservação, e é de total interesse dos prefeitos participarem da construção e aprovação desse plano que atinge os seus nove municípios da Unidade.

Para o Prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, os gestores são os principais afetados pelo plano de manejo, uma vez que são os responsáveis pelos municípios que estão dentro da Unidade de Conservação. Piagem nos conta que: “O retorno dos prefeitos ao Conselho é muito importante para o desenvolvimento da região, para acharmos juntos uma solução equilibrada entre o meio ambiente, produção e desenvolvimento”. O prefeito garante que a preocupação dos gestores é com o meio ambiente, para se tomar uma decisão mais coerente relacionado a APA. “A preocupação nossa com o meio ambiente é muito séria, pois os nossos municípios abrangem uma grande parcela dessa unidade de conservação e nada mais justo que voltar os prefeitos para as cadeiras” concluiu o prefeito de Marianópolis.

APA Ilha do Bananal/Cantão

A APA Ilha do Bananal/Cantão possui uma área de 1.678.000 hectares, abrangendo os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium. É a maior Unidade de Conservação do Estado do Tocantins e contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão. A imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade de ecossistemas existentes no seu interior faz desta Unidade de Conservação um lugar privilegiado.

Você pode Gostar de:

 Ótimas opções para uma viagem inesquecível pelo Brasil

Agência de Notícias do Turismo reúne dicas de roteiros incríveis e com custo reduzido em …

Plataforma de hospedagem elege os cinco melhores destinos brasileiros para viajar em 2025

Booking.com elencou cinco destinos para que deseja viver experiências únicas em viagens pelo Brasil Para …

Fundação Casa de Rui Barbosa realiza tratamento de preservação de mais de 23 mil livros

Compõem o acervo da biblioteca, edições raras, exemplares com dedicatórias, obras com anotações manuscritas e …

Tocantins é destaque na Pesca Trade Show e se consolida como um dos principais destinos de pesca esportiva do Brasil

Estande do Governo do Tocantins foi um dos mais visitados, atraindo olhares e conquistando novos …

TURISMO SUSTENTÁVEL: Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025 abre inscrições com novidades e destaque na Amazônia

Inscrição vai até 18 de junho; premiação acrescenta nova categoria voltada para comunidades locais e …

Em março, Calendário de Eventos do Ministério do Turismo traz opções de diversão espalhadas pelo Brasil

A programação é formada por atividades culturais, artísticas, esportivas, religiosas e muito mais OCarnaval acabou, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *