Home / TURISMO SUSTENTÁVEL / Encontro valoriza cultura Xerente na aldeia Novo Horizonte, às margens do Riodo Sono

Encontro valoriza cultura Xerente na aldeia Novo Horizonte, às margens do Riodo Sono

As tradições e o respeito aos costumes, foram destaques  no 1º Encontro Cultural Xerente, realizado nesta sexta-feira, 4, na aldeia Novo Horizonte, às margens do Rio Sono, no município de Tocantínia, na região central do Tocantins. 

A programação contou com a participação dos caciques e lideranças regionais, além da comunidade da aldeia e localidades próximas. A programação, que havia sido adiada devido à pandemia, foi realizada em uma nova data seguindo os protocolos sanitários recomendados. A organização decidiu adaptar e manter a programação pela necessidade de, apesar das adversidades, manter e reforçar a cultura Xerente.

Para o cacique da aldeia Novo Horizonte, Pedro Filho Xerente, é necessário preservar a cultura dos povos originários para mantê-la forte e valorizada. “Para que nossas crianças e jovens conheçam e deem prosseguimento. Além de facilitar que pessoas de fora também conheçam nossos costumes”, disse. “Devemos trabalhar para que a cultura se mantenha vigorosa, progredindo de uma forma dinâmica, sem perder suas características”, completou.

De acordo com o prefeito de Rio Sono, Itair Martins, os organizadores do encontro precisam ser parabenizados por promover ações que valorizam a cultura indígena, que tanto já contribuiu  para o desenvolvimento de nossa região. “Apesar da necessidade da integração do homem branco e os indígenas, temos que reverenciar a diversidade, o respeito, e a cooperação entre todos”, afirmou.

Segundo, Núbia Dourado, gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Adetuc (Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa), o evento foi de extrema importância para elevar a autoestima  do povo  Xerente, com a realização deste projeto, que oportunizou um momento marcante, tanto para anciãos, adultos, jovens e crianças. “Queremos valorizar e fomentar a cultura indígena tocantinense, por isso apoiamos o projeto que possibilita maior união dessa etnia e integração entre eles”, ressaltou.

A programação do evento contou, no período da manhã, com exposição de artesanato, dança tradicional, dinâmica com as crianças e culinária original. No período da tarde, o evento prosseguiu com competição de arco e flecha e corrida da tora de Buriti. O encerramento foi marcado pela premiação  dos competidores vencedores.

Participaram do evento, que foi adaptado para cumprir os protocolos sanitárias recomendados durante a pandemia, somente integrantes da aldeia e de localidades próximas, além de convidados e uma equipe de filmagem. Todos devidamente testado para a Covid-19.

A equipe de filmagem produzirá um audiovisual, com a finalidade documentar e divulgar a cultura dessa etnia de povos originários do Tocantins em escolas da rede municipal e estadual de ensino, além de outras instituições públicas.

A iniciativa, desenvolvida pelo Instituto Terra Dourada, foi uma das contempladas com recursos da Lei Aldir Blanc, com destinação dos recursos coordenada no Tocantins pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia

Criativa (Adetuc).

 Tua Produtora – Assessoria

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

MEIA MARATONA Competição em Palmas recebe mais de 600 inscritos

As inscrições para a Meia Maratona de Palmas seguem a todo vapor. O evento realizado …

Em Palmas Aprovados do 16º FGT para participar de cursos classificatórios

Festival acontecede 07 a 11 de setembro no distrito de Taquaruçu e reunirá 41 concorrentes …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

INTERNACIONAL: Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Estabelecimentos do Pará e São Paulo entraram para o ranking das melhores gelaterias do mundo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *