Foram incluídos no calendário 2023 mais 19 eventos que são celebrados em datas diversificadas em cidades do Tocantins
As tradições, costumes e crenças são elementos que traduzem a identidade cultural e fazem parte da sociedade. Além disso, a programação cultural também pode ser uma forma de promoção da diversidade e inclusão social. Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) publicou no dia 7 de fevereiro, no Diário Oficial nº 6266, portaria nº 05/2023/GABSEC/SECTUR, o calendário de atualização cultural do Tocantins contendo as principais datas comemorativas dos eventos culturais do Estado.
O Calendário Cultural do Estado do Tocantins, criado pela Lei nº 1.525/2004 e regulamentado pelo Decreto nº 4.357 de 25 de julho de 2011, é dividido em duas estruturas básicas: eventos culturais e agenda cultural.
Ao todo, foram incluídos no Calendário 2023 mais 19 eventos que são celebrados em datas diversificadas em municípios tocantinenses. Fazem parte da lista os festejos religiosos, rodeios, aniversário de municípios, eventos literários, festas tradicionais e datas comemorativas em geral.
De acordo com a gerência de Patrimônio Cultural da Sectur, atualmente 275 eventos culturais integram o Calendário Cultural e são celebrados em várias regiões do Tocantins. A relação com nomes e datas de todos os eventos podem ser conferidos no site do órgão, clique aqui.
Segundo a Superintendência de Cultura da Pasta, a instituição ou pessoa física que desejar requerer a inclusão de eventos em uma dessas modalidades culturais deverá realizar procedimento formal, encaminhando toda documentação exigida, acompanhada de ofício, para a Secretaria da Cultura, requerendo a inclusão do evento no calendário. Os interessados podem obter mais informações no site da Sectur: www.to.gov.br/sectur ou na Gerência de Patrimônio Cultural.
“O calendário cultural reforça a importância das heranças culturais diversificadas de cada região, sendo um instrumento de divulgação das manifestações culturais e tradicionais do Estado e que contribui para fomentar o turismo cultural”, considerou o secretário de Cultura e Turismo, Hercy Filho.