Home / GUIA RURAL / BRASIL: GASTRONOMIA RURAL

BRASIL: GASTRONOMIA RURAL

MTur lança vídeos sobre a gastronomia nos roteiros do Experiências do Brasil Rural

Série do Cozinha Show retrata o uso de produtos locais na execução e na releitura de pratos típicos por renomados chefs nas rotas do projeto – parceria entre MTur, MAPA e UFF que fomenta o turismo no campo

O lançamento das peças é mais uma ação do projeto, parceria entre o MTur, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) voltada ao desenvolvimento do turismo em áreas rurais. O Cozinha Show, também promovido conjuntamente pelo Ministério do Turismo e a instituição de ensino, divulga a gastronomia baseada na agricultura familiar, de forma a diversificar a oferta turística, gerar inclusão social, emprego e renda.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, defende empenho pela valorização dos destinos rurais a partir da promoção de suas virtudes gastronômicas. “Além da gastronomia dos grandes centros urbanos brasileiros, sempre bem avaliada por turistas, há uma rica culinária rural que também encanta os visitantes. Promover esse imenso atributo nacional fortalece o Brasil como destino turístico e tem grandes reflexos positivos na geração de emprego e renda”, argumenta.

Os vídeos divulgados retratam a vasta culinária dos oito roteiros contemplados na 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. Confira abaixo cada um deles:

– Rota Amazônia Atlântica – PA (Confira o vídeo AQUI);

– Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores – BA (Confira o vídeo AQUI);

– Agroturismo – ES (Confira o vídeo AQUI);

– Rota do Queijo Terroir Vertentes – MG (Confira o vídeo AQUI);

–  Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira – MG (Confira o vídeo AQUI);

– Caminhos do Campo – SC (Confira o vídeo AQUI);

– Ferradura dos Vinhedos – RS (Confira o vídeo AQUI);

– Roteiro Farroupilha Colonial – RS (Confira o vídeo AQUI);

Os chefs envolvidos no Cozinha Show comemoram a chance de participar da iniciativa e incentivam a procura pelos vídeos. “Foi uma experiência fantástica viver a experiência no local e ver o Brasil de uma forma diferente, através da sua alimentação e dos seus insumos”, comenta Leo Coalhada. “A experiência que a gente teve toca com a emoção. Quando o turista é tocado pela emoção, ele se prende e não se esquece”, acrescenta Zeca Amaral.

As experiências desenvolvidas nos oito roteiros inicialmente selecionados também foram abordadas em vídeos promocionais de cada um (Confira AQUI), e houve, ainda, a confecção de catálogos a respeito das rotas (Acesse AQUI).

NOVA EDIÇÃO – Estão abertas às inscrições para a 2ª edição do Experiências do Brasil Rural (Inscreva-se AQUI). Desta vez, serão contemplados mais 8 roteiros, pertencentes às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel. Os critérios de participação incluem vinculação a pelo menos uma das cadeias agroalimentares, possuir estabelecimentos da agricultura familiar e abranger no máximo dois municípios. O objetivo é selecionar pelo menos um circuito por região do país.

Na primeira edição do projeto, os roteiros, que produzem queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia, contaram com orientações para estruturar destinos e empreendimentos da agricultura familiar e comercializar produtos e serviços. O trabalho, que deve ser replicado na nova edição, envolveu ações de diagnóstico, capacitação e formatação de vivências memoráveis nos destinos, que foram posteriormente validadas por equipes técnicas, além de apoio à promoção e à oferta das rotas.

PROMOÇÃO – O lançamento dos vídeos do Cozinha Show ocorreu durante o 1º Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, realizado nesta semana em Paraty (RJ). Durante o evento, o MTur lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A iniciativa busca desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência na área. (Confira AQUI)

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo Categoria Viagens e Turismo

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

MEIA MARATONA Competição em Palmas recebe mais de 600 inscritos

As inscrições para a Meia Maratona de Palmas seguem a todo vapor. O evento realizado …

Em Palmas Aprovados do 16º FGT para participar de cursos classificatórios

Festival acontecede 07 a 11 de setembro no distrito de Taquaruçu e reunirá 41 concorrentes …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia Tocantins

Na sexta-feira, 29 de julho, a equipe do Coletivo de Educadores Ambientais do território do …

INTERNACIONAL: Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Estabelecimentos do Pará e São Paulo entraram para o ranking das melhores gelaterias do mundo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *