Home / TURISMO SUSTENTÁVEL / VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia Tocantins

VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia Tocantins

Na sexta-feira, 29 de julho, a equipe do Coletivo de Educadores Ambientais do território do Médio Araguaia finalizou a VIII Descida Ecológica do Araguaia. A descida durou quatro dias, com realização da Prefeitura Municipal de Couto Magalhães, apoiado pelo Naturatins, Ruraltins, e as prefeituras de Arapoema, Colmeia, Bernardo Sayão, Pau D’arco, Juarina e Goianorte.

A descida já se tornou tradição e o principal objetivo é realizar um passeio pelo Rio Araguaia, conscientizando turistas sobre a preservação do meio ambiente. Conforme o prefeito de Couto Magalhães, Júlio César, as pautas ambientais são de interesse coletivo, portanto, precisam ser abordadas. “As questões ambientais necessitam de atenção tanto dos cidadãos quanto do poder público. Considerando a importância do Rio Araguaia, tanto cultural quanto econômico, é fundamental tomar as devidas precauções ambientais. Sabemos que a falta de cuidados com o meio ambiente provoca mudanças climáticas que impactam a todos, por estes motivos a importância do incentivo a contemplação das belezas do Araguaia que trará respeito e defesa ao mesmo”, destacou.

A equipe do município de Juarina, através do prefeito, Manoel Ferreira Lima e da primeira dama Socorro Lima realizaram uma reunião muito rica e participativa que acrescentou muito ao trabalho desenvolvido pelo Coletivo de Educadores, e no final, ainda prestigiaram os participantes com uma linda noite cultural com a valorização dos artistas locais.

Já no município de Bernardo Sayão, a equipe foi recebida pelo prefeito, Osório do Som, acompanhado pelo pré-candidato a Governador, Osires Damaso, que participou da recepção e ouviu as demandas ambientais, bem como os desafios para o futuro. Além disso, Júlio César explanou sobre o que os municípios esperam no que diz respeito à preservação do meio ambiente, fiscalização e políticas para preservação do Rio Araguaia.

O engenheiro ambiental, Ely Amorim, responsável pelo Departamento de Saneamento básico de Couto Magalhães, afirmou que a descida é de suma importância para preservação ambiental. “Através deste evento conseguimos conscientizar as pessoas que estão curtindo as praias do Rio Araguaia, que só este rio maravilhoso pode proporcionar. Conseguimos mobilizar várias pessoas e estamos felizes com os resultados”, pontuou.

Entre as ações realizadas pelo grupo de educadores ambientais estão entrega de panfletos, recolhimento de resíduos que poluem o Rio Araguaia e conscientização de barraqueiros, veranistas e turistas. Além disso, a descida ecológica promove e fortalece o vínculo entre os municípios participantes.

https://www.coutomagalhaes.to.gov.br/

https://www.coutomagalhaes.to.gov.br/

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

INTERNACIONAL: Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Estabelecimentos do Pará e São Paulo entraram para o ranking das melhores gelaterias do mundo, …

BRASIL: Gastos de turistas estrangeiros no país voltam a crescer em março

Último levantamento do Banco Central apontou que foram deixados no período US$ 453 milhões no …

QUALIFICAÇÃO: MTur seleciona instituições para parcerias em cursos no setor de Turismo

Entidades poderão ofertar, entre outros, cursos de Libras, idiomas e boas práticas em biossegurança. Inscrições …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *