Home / TURISMO SUSTENTÁVEL / Inclusão do artesanato indígena Krahô no e-commerce é pauta de reunião com representantes da Aldeia Manoel Alves Pequeno de Itacajá

Inclusão do artesanato indígena Krahô no e-commerce é pauta de reunião com representantes da Aldeia Manoel Alves Pequeno de Itacajá

Artesanato e biojoias produzidos por indígenas da Aldeia Manoel Alves Pequeno devem ser integradas as vitrines

Virtuais em plataformas de e-commerce.

A consolidação do artesanato indígena nas plataformas de vendas online e a abertura de novos formas de comercialização e divulgação das peças de artesanato e biojoias produzidas pelo povo Krahô, foi a pauta de um encontro realizado entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, com representantes da Aldeia Manoel Alves Pequeno, localizada no município de Itacajá. 

A reunião, realizada na última sexta-feira, 16,  no gabinete da presidência, contou com a presença do vereador Renato Krahô, da liderança feminina Krahô e coordenadora da Casa de Artesanato da Aldeia Manoel Alves, Raquel Rõrkwyj Krahô, e do coordenador Técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Itacajá,  João Luiz Barros Carneiro. 

Ao apresentar as peças, os representantes do povo Krahô abordaram sobre a necessidade do fortalecimento do apoio aos artesãos da comunidade e a abertura de espaços de divulgação e venda dos artesanatos, como política de incentivo à cultura indígenas. “Precisamos fortalecer essa cultura e dar a visibilidade necessária para que as pessoas conheçam as nossas raízes, nossas histórias e tradições, por meio da nossa arte. Além de auxiliar no desenvolvimento e na geração de renda do nosso povo”, ressaltou Renato Krahô,. 

Explanando sobre as políticas de apoio aos artesãos de todo o Estado, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou as ações de inclusão do artesanato tocantinense em plataformas como o Mercado Livre e também elencou as possibilidades de parcerias, intermediadas pelo o Governo do Estado, por meio da Adetuc, para ampliar o comercialização de peças de artesanato e biojoias. 

“Temos um acervo cultural que é riquíssimo e que deve ser apresentado ao mundo por meio do artesanato. A internet tem permitido essa conexão, tornando as plataformas de vendas uma vitrine de divulgação e comercialização desses produtos e que garante o aumento significativo da renda das famílias, principalmente nas comunidades indígenas”, destacou Jairo Mariano ao frisar a determinação do Governador Mauro Carlesse para que a Adetuc crie políticas de incentivo a comercialização do artesanato tocantinense. 

Você pode Gostar de:

5 de Outubro Aniversário do Tocantins

Parabéns 36 Anos do mais jovem Estado do Brasil, com imensas belezas Turísticas e Culturais …

G20 TURISMO “Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias …

Turismo registra alta de 6,8% em relação a fevereiro de 2020 e está apenas 1% abaixo do pico histórico

De acordo com pesquisa do IBGE Aatividade turística continua demonstrando índices positivos, mesmo diante dos …

CULTURA VIVA NO AR, Inscrições abertas para edital de apoio a rádios comunitárias

Apartir desta segunda-feira (16), mais de 800 rádios comunitárias de todo o país poderão se …

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola” …

Com apoio do Governo do Tocantins, 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

Evento ocorrerá na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, entre os dia 6 e 8 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *