Home / LITERATURA / Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

O professor Heli de Souza Guimarães Júnior, da rede municipal de ensino de Porto Nacional, está lançando seu mais novo livro que une educação e artes marciais de forma inovadora. Formado em Pedagogia, graduando em Educação Física e pós-graduado em Treinamento de Artes Marciais Mistas, Heli pratica Jiu-Jitsu há seis anos. O livro é resultado direto de sua experiência como educador e praticante de artes marciais, oferecendo um enfoque prático e aplicável na educação básica.

“Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola” explora como a integração dos princípios do Jiu-Jitsu pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica no desenvolvimento das crianças, especialmente no campo da psicomotricidade. A psicomotricidade, que trabalha a relação entre o movimento corporal e o desenvolvimento cognitivo, é um dos pilares do livro. Através de técnicas do Jiu-Jitsu, os alunos podem aprimorar o controle motor, a coordenação e a percepção espacial, habilidades essenciais para o processo de aprendizagem na educação básica.

O livro também se fundamenta em práticas desenvolvidas no Instituto Nação Rap, projeto social em que Heli ministra aulas de Jiu-Jitsu há dois anos como parte do projeto Compartilhe Amor. As aulas são realizadas na Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga, em Palmas. Nesse contexto, o autor observou como a prática regular das artes marciais contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor dos alunos, ajudando-os a melhorar suas habilidades motoras e cognitivas de forma integrada. As técnicas ensinadas no projeto foram a base para a criação de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, trazendo o Jiu-Jitsu como uma ferramenta educacional transformadora.

A obra oferece não apenas teoria, mas também planos de aula, exemplos práticos e jogos que podem ser facilmente implementados por professores da educação básica, mesmo sem experiência em artes marciais. A proposta é que essas atividades ajudem os alunos a desenvolverem habilidades físicas e mentais, proporcionando um aprendizado mais dinâmico e completo.

Para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho de Heli de Souza Guimarães Júnior e o Instituto Nação Rap, as informações estão disponíveis nos perfis do Instagram: @_helijr e @institutonacaorap, onde o projeto social e o impacto das artes marciais no desenvolvimento infantil são detalhados.

Este livro promete ser uma contribuição valiosa para educadores que buscam enriquecer suas práticas pedagógicas e proporcionar aos alunos uma educação mais completa e integradora.

Você pode Gostar de:

24 anos de criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), uma das mais importantes Unidades de Conservação de …

5 de Outubro Aniversário do Tocantins

Parabéns 36 Anos do mais jovem Estado do Brasil, com imensas belezas Turísticas e Culturais …

G20 TURISMO “Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias …

Turismo registra alta de 6,8% em relação a fevereiro de 2020 e está apenas 1% abaixo do pico histórico

De acordo com pesquisa do IBGE Aatividade turística continua demonstrando índices positivos, mesmo diante dos …

CULTURA VIVA NO AR, Inscrições abertas para edital de apoio a rádios comunitárias

Apartir desta segunda-feira (16), mais de 800 rádios comunitárias de todo o país poderão se …

Com apoio do Governo do Tocantins, 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

Evento ocorrerá na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, entre os dia 6 e 8 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *