Home / AGÊNCIA DE VIAGENS / BRASIL: Dica De Destino: a exuberância do Festival de Parintins (AM), por Prince do Caprichoso

BRASIL: Dica De Destino: a exuberância do Festival de Parintins (AM), por Prince do Caprichoso

Para o Amo do Boi, o evento no meio da Floresta Amazônica é único no mundo e merece ser conhecido


Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Essa é a Dica de Destino do Prince do Caprichoso, que é Amo do Boi da agremiação, nome dado ao cantor e compositor que faz versos desafiando o bumbá contrário. Para ele, os festejos realizados no meio da floresta oferecem qualidade e alegria que não são vistos em lugar nenhum do mundo. A websérie quinzenal DDD traz vídeos curtos de personalidades, dos mais variados segmentos, recomendando cidades e atrativos turísticos nacionais que merecem ser descobertos pelos turistas. 

A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso, conhecida como Boi Caprichoso, e a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, conhecida como Boi Garantido, são os bois folclóricos que competem anualmente no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. Neste ano, o megaevento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho. Mais informações: https://www.festivaldeparintins.com.br/.

“Eu quero dar minha DDD pra você, que é: venha conhecer o Festival Folclórico de Parintins, o maior festival do mundo. Você vai ficar feliz e vai ver, no meio da floresta, uma produção que você não encontra em lugar nenhum do mundo”, disse Prince do Caprichoso. “Venha pra cá, venha brincar de Boi com a gente”, concluiu.

Herland de Souza Pena, o Prince do Caprichoso, tem mais de 20 anos de carreira. Começou sua carreira artística na década de 1990 e fez sucesso em bandas de Manaus. Seu talento para os versos de boi-bumbá se revelou quando integrava a banda Tucandeira, criada pelo artista plástico Juarez Lima. Prince representa no Caprichoso o item “Amo do Boi” desde 2017 no Festival de Parintins.

O município de Parintins (AM), distante 369 quilômetros da capital Manaus, é palco de umas das mais importantes celebrações culturais do país, o Festival de Parintins. No Bumbódromo, os bois Garantido e Caprichoso se enfrentam e encantam os presentes no local. A rivalidade é tanta que extrapola os limites da arena. Até a decoração das ruas entra na disputa das cores que divide a cidade. Casas, bares, postes, telefones públicos: tudo é vermelho ou azul.

No evento, os desfiles de integrantes dos Bois Caprichoso e Garantido são avaliados por jurados. Vence a agremiação que, além beleza e da organização apresentada, conseguir empolgar mais o público. A festa leva à arena um espetáculo repleto de simbolismo regional, representando os povos indígenas e o homem ribeirinho do Norte do país.

AMO DO BOI – Amo do Boi é o personagem que representa o dono da fazenda onde brinca o boi Caprichoso. O amo busca na herança nordestina dos repentes e versos de improviso, a inspiração para cantar e contar em falsetes a poesia cabocla, a história do boi de Parintins. É um personagem do auto do boi, oriundo também das brincadeiras nordestinas, migradas para Parintins junto com os fundadores, os irmãos Cid. Com isso o amo do boi Caprichoso, representa a figura de Roque Cid, o criador e primeiro dono do Boi Caprichoso.

Por Rafael Brais

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo 

Festival Folclórico de Parintins é a DDD do Prince do Caprichoso. Crédito: reprodução/Facebook PrincedoCaprichoso

Você pode Gostar de:

Inscrições para a 2ª Corrida da Unitins estão abertas

Evento esportivo será realizado no dia 12 de março, em Palmas A Universidade Estadual do …

Pesquisa aponta que mais de 70% dos turistas que visitam o Jalapão pretendem retornar

Levantamento foi realizado em 2022, nos principais atrativos como a Cachoeira do Formiga e Fervedouro …

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023 A Cia de Teatro Art’Sacra …

Narubia Werreria é nomeada secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 17, trouxe a nomeação das novas gestoras das pastas …

Governo do Tocantins institui a Política Estadual de Turismo de Base comunitária

Um modelo de gestão da visitação protagonizada pelas comunidades tradicionais que gere benefícios coletivos e …

Plano Estadual de Cultura é sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa

O Diário Oficial do Estado publicou na edição dessa sexta, 13, a Lei nº 4.130, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *