Home / GASTRONOMIA / RECONHECIMENTO: Competição mundial de queijos consagra 15 produtos brasileiros

RECONHECIMENTO: Competição mundial de queijos consagra 15 produtos brasileiros

09-11-22 FOTO MATÉRIA QUEIJOS 03.png

Dois exemplares nacionais receberam medalhas Super Ouro na 34ª edição do World Cheese Awards, realizada no País de Gales


Aexcelência de 15 diferentes queijos brasileiros acaba de render ao país mais um reconhecimento internacional. Eles receberam as medalhas Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze na 34ª edição do World Cheese Awards, uma das principais competições mundiais do gênero, organizada pela editora britânica Guild of Fine Food, especializada em alimentos gourmet.

A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 03 de novembro, no País de Gales. Os destaques brasileiros, agraciados com a honraria Super Ouro, foram o Lua Cheia, do fabricante Serra das Antas de Bueno Brandão (MG), um queijo cremoso e coberto com uma fina camada de carvão vegetal; e o Morro Azul, da Pomerode Alimentos, produzido em Pomerode (SC) e feito com leite de vaca.

Na categoria Ouro, receberam medalhas o Queijo Azul da Mantiqueira, da Laticínios Paiolzinho de Cruzília (MG), e o Tulha, da Fazenda Atalaia, do município de Amparo (SP). Na categoria Prata, conquistaram reconhecimento produtos como o Tulha da Toca, também da Fazenda Atalaia, e o Lendário da Generosa, da Fazenda Generosa, de Andrelândia (MG).

Ainda com medalhas de prata, foram contemplados os queijos Tipo Quark, da Laticínios São João, de São João do Oeste (SC); o Vale do Testo 6 Meses, da Pomerode Alimentos (SC); o Brebis de Pomerode, também da Pomerode Alimentos; o Tipo Gorgonzola Dolce, do Serra das Antas (MG), e o Queijo Tipo Burrata Búfala Almeida Prado, do Laticínio Búfala Almeida Prado, de Bocaina (SP).

Na categoria bronze, por sua vez, a competição consagrou os queijos brasileiros Capim Mantiqueira, da Laticínios Paiolzinho (MG); o Tulha Regente, da Fazenda Atalaia (SP); o Caprinus, também da Fazenda Atalaia, e o Bueno, tipo Comté, do Serra das Antas (MG). A disputa global reuniu um total de 4.434 inscritos de 42 países e 900 empresas de todo o mundo.

Os produtos inscritos na competição receberam avaliações em categorias a exemplo da aparência da casca e da pasta, do aroma, do corpo e da textura. Pela quarta vez, o grande campeão do World Cheese Awards foi o queijo Le Gruyère AOP, feito de leite não pasteurizado e que leva o nome da denominação de origem francesa “Gruyère”.

VALORIZAÇÃO – Os inúmeros queijos brasileiros integram uma vasta gama de produtos nacionais que ajudam a valorizar a gastronomia nacional mundo afora e a cativar o interesse de visitantes estrangeiros. Segundo o Ministério do Turismo, por exemplo, a culinária nacional foi aprovada por 8 de cada 10 viajantes internacionais que estiveram no Brasil em 2019.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

Governo do Tocantins promove evento para fortalecer gestão estratégica e fomento ao turismo nos municípios

Encontro Estadual de Gestores do Turismo contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa e do …

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar – melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz – …

Governo do Tocantins divulga 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio que aponta nível dos principais rios do estado

O 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio, divulgado nesta quinta-feira, 23, pelo Governo …

Governo do Tocantins publica edital para seleção de empresas interessadas em participar da 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa

Inscrições podem ser realizadas entre os dias 15 e 29 de janeiro de 2025; ao …

Parque Estadual do Jalapão celebra 24 anos com enfoque em sustentabilidade e turismo consciente

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma das mais deslumbrantes unidades de conservação do Tocantins, …

Tocantins oferece rotas cênicas aos turistas que viajam de carro aos atrativos naturais do Estado

Investimentos do Governo do Estado para recuperação das estradas melhoram a experiência de quem trafega …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *