Home / GASTRONOMIA / 1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis Tocantins leva chef de cozinha Ruth Almeida de volta às raízes

1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis Tocantins leva chef de cozinha Ruth Almeida de volta às raízes

1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis leva chef de cozinha Ruth Almeida de volta às raízes

Em celebração aos 28 anos da cidade de Aguiarnópolis, localizada no Bico do Papagaio, o 1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis teve início na quarta-feira, 25. A programação segue até o próximo sábado, 28, e conta com palestras, oficinas, cozinha-show, consultorias, espaços de alimentação, exposição de produtos e serviços, pequenos negócios e atrações culturais.

Haverá premiação dos melhores pratos e receitas de prato salgado e doce, de R$ 1 mil a 2 mil. A realização é da Prefeitura de Aguiarnópolis e Sebrae Tocantins com produção executiva da empresa Raízes Gastronômicas. A proposta é incentivar na comunidade local a valorização de produtos do Cerrado, transformando-os em uma gastronomia criativa e atrativa, como mola propulsora do turismo na cidade.

Natural do município, a chef de cozinha Ruth Almeida coordena o festival gastronômico e ministrou oficinas no primeiro dia de programação. “Estar de volta as minhas raízes para fazer o que eu mais amo, que é trabalhar com gastronomia, é um momento de muita emoção, pois foi aqui que ainda criança minha mãe me ensinou a conhecer a riqueza dos nossos produtos do Cerrado”, declarou a chef de cozinha, que deu os primeiros passos na profissão em Aguiarnópolis auxiliando a mãe, Maria José de Sousa Almeida, no fogão a lenha e hoje é reconhecida como a Melhor Chef de Cozinha do Brasil, pelo Prêmio Dolmã 2021.

O cozinha-show será apresentado nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, por Ruth Almeida na companhia de seus filhos Mateus e Débora, que também seguiram a profissão da mãe e são chefs de cozinha. “Vai ser uma noite em família de muita diversão. Além dos laços familiares, o amor pela gastronomia nos une e a gente leva esse amor com muito bom-humor para o cozinha-show, ensinando as nossas receitas de forma leve e divertida”, complementou Mateus.

O primeiro dia de programação ofereceu oficinas da chef Ruth Almeida a cozinheiras da cidade, que irão expor os produtos alimentícios durante o Festival. “Foi um momento muito emocionante, pois as mulheres que participaram dessa oficina são meninas que brincavam comigo quando eu cresci aqui na cidade e hoje são mulheres que, assim como eu, decidiram se entregar para a paixão da gastronomia. Além da emoção desse reencontro foi bacana contar a minha história, os caminhos que passei desde que saí da cidade ainda adolescente para correr em busca dos meus sonhos”, expressou a chef de cozinha.

O prefeito da cidade, Wanderly dos Santos Leite, afirmou que a proposta é realizar o evento, anualmente. “Temos uma gastronomia muito rica aqui em  Aguiarnópolis e muitos talentos que podem fazer do nosso município reconhecido pelo potencial turístico e gastronômico. Esta é a primeira edição de muitas que ainda virão”, declarou.

O aniversário da cidade de Aguiarnópolis é comemorado no dia 26 de maio. A programação de aniversário traz neste ano o 1ª Festival Gastronômico de Aguiarnópolis, rodeio e atrações culturais, como os cantores Matheus Fernandes e Mariana Fagundes.

Você pode Gostar de:

BRASIL: TURISMO DE OBSERVAÇÃO

Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país Cidades do Nordeste e do …

MTur estende prazo para conclusão do curso de Gestor de Turismo

Inscritos têm agora até o dia 30 de dezembro de 2022 para terminar a qualificação …

Tocantins: Folias do Divino de Natividade retorna após dois anos de pausa devido a pandemia

Celebração antecede a celebração da Festa do Divino Espírito Santo A tradicional chegada das Folias …

MUNDO: França país mais visitados do mundo

 França Há anos o país mais visitado do mundo, a França justifica sua preferência entre …

BRASIL: Lançado o processo seletivo para o Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – 2022/2024

O edital é realizado por meio de uma parceria entre a Funarte e o Instituto …

ANCINE lança linha de crédito de R$ 215 milhões para estimular a aceleração do crescimento do setor audiovisual

Recursos do FSA poderão ser usados para financiar investimentos em inovação, acessibilidade, infraestrutura e capital …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *