Entidades poderão ofertar, entre outros, cursos de Libras, idiomas e boas práticas em biossegurança. Inscrições poderão ser realizadas entre os dias 18 de julho e 15 de agosto
OMinistério do Turismo abre na nesta segunda-feira (18.07) o prazo para que instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema “S” se tornem parceiras da Pasta na oferta de cursos de capacitação para o setor turístico. A iniciativa tem por objetivo potencializar a oferta de capacitação e qualificação profissional, além de ampliar o atendimento da cadeia produtiva e diversificar os temas trabalhados, com otimização na aplicação de recursos públicos. A Chamada Pública seguirá aberta até o dia 15 de agosto.
Edital e inscrições aqui.
A partir desta iniciativa, poderão ser disponibilizados para os brasileiros de forma totalmente gratuita cursos como: atendente de lanchonete, barista, organizador de eventos, cerimonialista, condutor de turismo de aventura e garçom. As capacitações terão carga horária igual ou superior a 20 horas/aula.
Para participar, as instituições de ensino públicas, privadas e do Sistema “S” deverão obedecer a alguns critérios, como fornecer breve relato da temática para cada curso inscrito, apresentar declaração de idoneidade e comprovar a inexistência de débitos ou irregularidades em outras parcerias celebradas com órgãos ou entidades da Administração Pública Federal.
A parceria não envolverá a disponibilização de recursos por parte do MTur. No entanto, a Pasta prestará todo o apoio necessário e divulgará os cursos disponibilizados pelas instituições em suas mídias. O Ministério do Turismo também vai fornecer sua logomarca para a promoção das capacitações, e haverá, ainda, a participação de representantes do órgão em solenidades e eventos de formação ou conclusão de aulas, sempre que possível.
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo