Home / GASTRONOMIA / Definidos os classificados para a degustação do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu- Palmas.
Degustação FGT: Jurados Data: 30.09.2021 Categoria Prato doce Local: Centro de conveções

Definidos os classificados para a degustação do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu- Palmas.

Para aqueles que inscreveram receitas para concorrer a uma vaga no 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), chegou o momento de prepará-las para a segunda fase de avaliação da concorrência: a degustação. A lista com as inscrições homologadas foi disponibilizada no Diário Oficial do Município de quinta-feira, 30. Para conferir a lista completa, clique aqui.

Dentro do cronograma do FGT, a fase de degustação começa na próxima segunda-feira, 04, seguindo até o dia 08 de julho, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), localizada no Centro de Convenções – Parque do Povo Arnauld Rodrigues. No total, 123 inscrições cumpriram as normas do edital, passando para a etapa de degustação da seguinte forma: 30 pratos salgados, 23 pratos doces, 54 comidinhas salgadas, cinco ‘Trailer/Food Truck’, cinco na categoria ‘Vegetariano’ e seis da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’. A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas, indicados pelos parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Critérios da avaliação

Para a valorização dos ingredientes culinários regionais, os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos durante a degustação.

Já os concorrentes da categoria ‘Trailer/Food Truck’ deverão, além dos critérios mencionados acima, apresentar o veículo para a conferência dos equipamentos e da infraestrutura para preparação de alimentos, conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da documentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dia.

Serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres, etc.). Cada participante deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação serão de responsabilidade do concorrente.
 

Autor: Redação Agtur

Edição: Secom Palmas

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

BRASIL: Gastos de turistas estrangeiros no país voltam a crescer em março

Último levantamento do Banco Central apontou que foram deixados no período US$ 453 milhões no …

QUALIFICAÇÃO: MTur seleciona instituições para parcerias em cursos no setor de Turismo

Entidades poderão ofertar, entre outros, cursos de Libras, idiomas e boas práticas em biossegurança. Inscrições …

PATRIMÔNIO: Inventário Nacional de Diversidade Linguística pode incluir mais seis idiomas

Manifestações da sociedade sobre o reconhecimento das línguas como Referência Cultural Brasileira devem ser apresentadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *