Home / TURISMO BRASIL / BRASIL: TURISMO DE OBSERVAÇÃO

BRASIL: TURISMO DE OBSERVAÇÃO

Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país

29-07-2021_materia_observacao_baleias.jpg

Cidades do Nordeste e do Sudeste se preparam para receber as visitas dos cetáceos, que impactam diretamente no turismo local

Espírito Santo, São Paulo e Bahia recebem, a partir deste mês, a visita das baleias Jubartes/Franca em suas águas marítimas. A temperatura das águas é o principal atrativo e transformou o mar brasileiro em área de reprodução para esses mamíferos marinhos. Diante disso, a temporada, que normalmente se estende até outubro, atrai milhares de turistas à essas regiões com o propósito de observar de perto estes animais e conhecer um pouco da história e da preservação deles.

Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o momento é uma boa oportunidade para os turistas aproveitarem o potencial do turismo náutico brasileiro. “Nossa costa marítima é rica em oportunidades para o desenvolvimento do nosso setor. Dentro do ministério, temos trabalhado em prol dessa evolução, tornando este segmento mais acessível para todos os brasileiros e estrangeiros, e revertendo isso em mais emprego e renda para a nossa população”, disse.

No Espírito Santo, o Festival da Baleia, realizado no último domingo (05.06), marcou o início da temporada no estado. O objetivo é destacar o potencial do turismo de observação de baleias no Espírito Santo, estado que recebe a visita de mais de 20 mil baleias-jubarte todos os anos. “A temporada das baleias-jubarte no litoral capixaba, hoje, é um produto turístico elaborado por muitas mãos e que traz para nosso Estado turistas de várias partes do país, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.

Em Ilhabela (SP), a temporada, que inclui, ainda, os golfinhos, começou na última quarta-feira (01.06), com a inauguração do Espaço Baleia Jubarte. Além da observação, a cidade preparou um conjunto de atividades focadas em qualificação de prestadores de serviços, educação ambiental e promoção turística voltadas ao trade local, moradores e aos visitantes, no intuito de estruturar de forma sustentável o turismo de observação de cetáceos.

Outro destino bastante famoso pelo segmento é Prado, no sul da Bahia. O local é conhecido como Costa das Baleias, e já se prepara para receber os turistas que vêm para a região contemplar as Jubartes. De acordo com o prefeito da cidade, Gilvan Santos, a época de observação é essencial para a economia local. “Movimenta nosso turismo, nossa rede hoteleira e gastronômica e também a infraestrutura de serviços”, finaliza.

Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

Araguaína Tocantins terá Festival São João do Cerrado no Parque Cimba dias 25 e 26 de junho

Evento retorna de forma presencial e chega a sua 22ª edição. Programação terá shows com …

Concurso Enchefs seleciona os melhores profissionais de gastronomia do Tocantins

O concurso gastronômico Festival Enchefs Tocantins 2022 está com inscrições abertas para chefs de cozinha, …

O 30º Arraiá da Capital: definida a ordem de apresentação das quadrilhas juninas

As apresentações serão realizadas conforme sorteio realizado nesta sexta-feira, 03, com a presença de representantes …

Tocantins: Folias do Divino de Natividade retorna após dois anos de pausa devido a pandemia

Celebração antecede a celebração da Festa do Divino Espírito Santo A tradicional chegada das Folias …

Plano de Ação do Turismo propõe criação de portal e ações de qualificação em Araguaína Tocantins

Documento apresentado tem várias diretrizes, dentre elas a implantação de um portal voltado para o …

MUNDO: França país mais visitados do mundo

 França Há anos o país mais visitado do mundo, a França justifica sua preferência entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *