Home / TURISMO BRASIL / Mato Grosso do Sul registra crescimento de 4,5% na chegada de turistas internacionais em 2024

Mato Grosso do Sul registra crescimento de 4,5% na chegada de turistas internacionais em 2024

Ao todo, foram mais de 73.4 mil visitantes estrangeiros contra 70.277 mil registrados em 2023


Em 2024, os destinos baianos receberam mais de 73.4 mil turistas internacionais, um aumento de 4,5% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados nesta terça-feira (07/01) pelo Ministério do Turismo, Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 10.572 estrangeiros visitaram o Mato Grosso do Sul.

“Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos nacionais no exterior. Trazer esses visitantes estrangeiros para nosso país, reforça a capacidade turística dos nossos destinos, com experiências, onde a diversidade cultural, a gastronomia autêntica e as belas paisagens se destacam. Nossa meta é continuar atraentes, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas do Brasil”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Mato Grosso do Sul é conhecido por suas belezas naturais e rica biodiversidade, sendo um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. A cidade de Bonito é o destaque, com suas águas cristalinas, grutas, cachoeiras e experiências únicas, como flutuação no Rio Sucuri e a impressionante Gruta do Lago Azul. O Pantanal, maior área alagada do mundo, é um paraíso para observação de fauna e flora, oferecendo passeios de barco e safáris fotográficos. A capital, Campo Grande, é porta de entrada para a região e encanta com sua cultura e gastronomia típica.

RECORDE NACIONAL – Ao todo, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,657 milhões de turistas internacionais. Os estados de São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) despontaram como as principais portas de entrada de visitantes internacionais em 2024. Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano, registraram aumentos expressivos no número de estrangeiros em seus territórios.

Os “hermanos” continuam liderando o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1.953.548 argentinos desembarcaram no país este ano. Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, tendo enviado 696.512 turistas. Os chilenos vêm logo atrás, com 651.776 chegadas aos destinos brasileiros. Já os vizinhos Paraguai e Uruguai, juntos, somaram mais de 833.412 visitantes.

AÇÕES – Na atração de turistas internacionais, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diferentes frentes. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro (RJ) o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe. Fruto de uma intensa articulação do governo brasileiro, a unidade colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com o planejamento e a adoção de ações em prol do desenvolvimento sustentável de toda a região.

Além disso, para reforçar a vinda desses turistas, o MTur, em parceria com a Embratur, voltou a marcar presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros. A ação envolve a divulgação da “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do país no exterior — agora devidamente compromissado com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico.

O Brasil também lançou a marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. A estratégia é uma parceria do governo brasileiro com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos desses países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.

FUTURO – Para 2025, o Governo Federal anunciou que os novos editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) têm previsão de R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais. A expectativa é de que sejam gerados ao menos 500 mil novos assentos no período de um ano. Esse número já impacta o recorde de assentos de voos internacionais para a temporada de verão 2024/2025: serão 7,48 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao verão de 2023/2024.

Além disso, no próximo ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair milhares de visitantes internacionais para o país.

Por Victor Marciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

Governo do Tocantins promove evento para fortalecer gestão estratégica e fomento ao turismo nos municípios

Encontro Estadual de Gestores do Turismo contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa e do …

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar – melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz – …

Governo do Tocantins divulga 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio que aponta nível dos principais rios do estado

O 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio, divulgado nesta quinta-feira, 23, pelo Governo …

Governo do Tocantins publica edital para seleção de empresas interessadas em participar da 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa

Inscrições podem ser realizadas entre os dias 15 e 29 de janeiro de 2025; ao …

Parque Estadual do Jalapão celebra 24 anos com enfoque em sustentabilidade e turismo consciente

O Parque Estadual do Jalapão (PEJ), uma das mais deslumbrantes unidades de conservação do Tocantins, …

Tocantins oferece rotas cênicas aos turistas que viajam de carro aos atrativos naturais do Estado

Investimentos do Governo do Estado para recuperação das estradas melhoram a experiência de quem trafega …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *