Home / TURISMO BRASIL / BRASIL: Unidades de Conservação Federais estão abertas à visitação

BRASIL: Unidades de Conservação Federais estão abertas à visitação

Atrativos em meio à natureza são forte tendência para a temporada de verão, que se inicia na próxima semana

Durante o ano de 2020 as Unidades de Conservação Federais (UC´s) foram fechadas em decorrência da pandemia de Covid-19 e abriram as portas gradualmente à medida em que as restrições foram sendo flexibilizadas. Agora, às vésperas das férias de verão, todas as UC´s que permitem visitação estão de portas abertas para receberem turistas e oferecer uma experiência única em meio aos diversos biomas existentes no Brasil.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que o turismo de natureza é uma tendência para este período. “As nossas Unidades de Conservação estão sendo, mais do que nunca, valorizadas no pós-pandemia. Estes serão um dos atrativos mais buscados pelos turistas neste verão. Opções de lazer e aventura em meio à natureza não faltam no nosso país”, destacou.

O Turismo de Natureza vinha registrando crescente interesse dos turistas antes mesmo da pandemia. Em 2019, as Unidades de Conservação federais registraram 15,3 milhões de visitas, um aumento de 20,4% em relação ao ano anterior. Já em 2020, mesmo sob os impactos da pandemia com o fechamento das unidades por seis meses, elas receberam um número significativo de visitantes: 8,4 milhões. Além disso, os atrativos mantiveram um crescimento contínuo de visitação até dezembro, o que não ocorria mesmo antes da pandemia, quando normalmente havia oscilações em alguns meses do ano.

O ICMBio reabriu os espaços com base na adoção de protocolos de biossegurança, que continuam sendo aplicados em unidades de todo o Brasil. Entre elas, estão a redução da capacidade de público, a obrigatoriedade do uso de máscara e a priorização de vendas online de ingressos.

“Para melhorar a experiência do turista nestes atrativos estamos trabalhando na concessão de parques, na qualificação de profissionais do setor e na estruturação de trilhas de longo curso, tudo para atrair cada vez mais visitantes”, ressaltou Gilson Machado Neto.

CONCESSÃO – A concessão de parques nacionais faz parte de um amplo projeto do governo federal para atrair investimentos e impulsionar os principais destinos do país. Atualmente, existem 24 parques voltados à visitação com serviços concessionados no Brasil, sendo oito deles federais. O Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS), e o da Serra Geral (SC), passaram a contar, recentemente, com recursos da iniciativa privada para melhoria da infraestrutura e, consequentemente, da experiência dos turistas.

Na última terça-feira (14.12), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, esteve presente em cerimônia, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, em que foi autorizada a publicação de novo edital de concessão do Parque Nacional do Iguaçu (PR). A iniciativa vai possibilitar investimento de R$ 3,5 bilhões em melhorias na estrutura e no atendimento ao público, em conservação da biodiversidade e no desenvolvimento das cidades do entorno do parque. A nova concessão terá vigência de 30 anos e tem o potencial de duplicar o número de visitantes do atrativo, uma vez que prevê a expansão da área concessionada.

Unidades de Conservação estão abertas para os turistas. Crédito: Chico Rasta/MTur

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

Axixá do Tocantins, distante 584 km de Palmas, Axixá se destaca pela prática de voo livre

Axixá do Tocantins, distante 584 km de Palmas, Axixá se destaca pela prática de voo …

Parque Estadual do Jalapão Tocantins registra recorde de visitas em 2021

Desde sua criação, em 12 de janeiro de 2001, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) …

Araguaína Tocantins inicia mapeamento de pontos turísticos para desenvolvimento do Turismo

A Prefeitura de Araguaína iniciou um trabalho de levantamento dos pontos turísticos existentes na cidade, …

MUNDO: São Paulo (SP) é um dos 50 melhores destinos do mundo para ir em 2022, segundo revista

Capital paulista é repleta de atrativos turísticos que incluem arte, cultura e gastronomia Capital tem …

Proposta da Deputada Valderez, Governo do Tocantins institui Dia Estadual do Jalapão no dia 20 de setembro

O Governador em exercício, Wanderlei Barbosa, sancionou a Lei nº 3.848, de autoria da deputada …

Feliz Ano Novo a todos os clientes Internautas que nos deram a honra de serem atendidos pela nossa empresa

Feliz Ano Novo! A todos os clientes que nos deram a honra de serem atendidos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *