A Serra da Cangalha, localizada no município de Campos Lindos Tocantins.Cratera de impacto no BrasilSerra da Cangalha é uma cratera de impacto no estado do Tocantins, perto da fronteira com o estado do Maranhão, no nordeste do Brasil. A cratera tem entre 12 e 13 km de diâmetro, tornando-se a segunda maior cratera conhecida no Brasil.
A cratera denominada Serra da Cangalha, com aproximadamente 13 quilômetros de diâmetro, situada no município de Campos Lindos (TO), foi criada pelo impacto de um meteorito, ocorrido há centenas de milhões de anos.
O perímetro exterior é uma circular interna escarpa cerca de 12 km de diâmetro na maior parte não perturbadas. No perímetro existe uma série de vales circulares concêntricas e uma bacia central, todas mais ou menos na mesma altura, separadas por paredes de anel. imagens mostra um leve anel de cerca de 11 km de diâmetro, um segundo anel de colinas cerca de 5-6 km de diâmetro, e um anel interno de colinas íngremes, cerca de 3 km de diâmetro e até 420 m de altura, aberta ao noroeste, em torno de uma bacia central cerca de 2,2 km de diâmetro
A Serra da Cangalha é considerada um importante patrimônio ecológico e biológico do Estado, pois protege ecossistemas diversificados, além de abrigar uma vasta área de cerrados muito pouco ocupados, com uma fauna que inclui araras-azuis e boa parte das aves endêmicas do cerrado. Além de bichos amazônicos nas matas ciliares que cruzam uma paisagem pontilhada por formações de arenito esculpido e abriga diversas nascentes de água.
