Artigos Relacionados
Gerações quilombolas celebram expressões culturais em desfiles na Festa da Colheita do Capim-Dourado

Basta olhar o mapa do Tocantins. Lá no extremo Norte, fazendo divisa com os estados do Maranhão e do Pará, naquela pontinha torta, que para muitos lembra o bico destas alegres e coloridas aves, os papagaios, encontra-se uma região de rara beleza, onde a fauna ea flora do Cerrado e da Amazônia se encontram em uma explosão de cores e formas.
Dos 25 municípios ali localizados, sete já foram inseridos no Mapa Turístico do Tocantins: Ananás, Araguatins, Itaguatins, Luzinópolis, Praia Norte, Santa Terezinha e São Sebastião do Tocantins.
A região do Bico do Papagaio está localizada entre os rios Araguaia, a Oeste, e Tocantins, a Leste, o que favoreceu o fortalecimento das praias sazonais do verão tocantinense – entre junho e agosto –, com suas águas mornas que convidam ao banho e à contemplação.
Mas o “Bico” guarda outros segredos ainda por revelar aos turistas. É o caso da Casa de Pedra, caverna localizada em Ananás, e das trilhas e cachoeiras de Santa Terezinha. Isso sem contar a rica cultura popular, marcada pela preservação de festejos tradicionais e uma história intimamente ligada ao povoamento do antigo Norte Goiano.