Home / TURISMO TOCANTINS / Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semana no Distrito de Taquaruçu em Palmas

Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semana no Distrito de Taquaruçu em Palmas

Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semana
Após dois anos sem apresentação dos Bonecos Gigantes em formato presencial, a ‘Festa TabokaGrande’ retorna e acontecerá de de 23 a 31 de julho no Distrito de Taquaruçu. Este ano haverá uma semana de atividades promovidas pela operadora ‘Oca Do Vento’, em parceria com o Instituto de Inovação Cultura e Turismo do Tocantins (Cultur), com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e voluntários da comunidade de Taquaruçu, ligados aos ‘Tawera’ – família de criadores de arte e cultura do Mestre Wertemberg Nunes, idealizador do evento.
A abertura da festa, no sábado 23, as 19 horas, contará com a ‘Queima de Tambores’ e apresentações da Banda TabokaGrande, do mestre Wertemberg Nunes e seus convidados, Tato Tawera, Edi Ribeiro, Magoo e Rodrigo Rodrigues. A Banda TabokaGrande toca o ritmo capoeboicongo desde 2001 e no seu repertório tem como base as canções mitos da Aldeia TabokaGrande e canções populares do mestre Wertemberg Nunes e parceiros convidados.
De acordo com os organizadores, tradicionalmente a ‘Queima de Tambores’ acontece no feriado de carnaval. Entretanto, este ano ainda devido as restrições da pandemia, a solenidade foi transferida para julho.
“A ‘Queima dos Tambores’ é especial, um ritual de purificação e transformação. Estamos animados para nossa volta aos eventos presenciais e esperamos por todos para dançarmos e brincarmos na roda de capoeboicongo’, afirma Wertemberg Nunes.
Toda a programação, que é gratuita, acontecerá na Aldeia TabokaGrande em Taquaruçu, na avenida serra grande 59, pode ser conferida no guia taquaruçu.com

Programação23 de julho às 19hQueima dos Tambores – Ritual de purificação e transformação por meio do elemento fogo, dá origem aos tambores artesanais de troncos de madeira e barro, bem como o ritmo Capoeboicongo (mistura de capoeira, boi e congo);
De 24 a 29 de Julho às 16h -O Corpo Saudável – Semana de atividades Turísticas Culturais – Passeio pela estrada do Salvador até a Pedra Pedro Paulo, com enfoque nas PANCS (plantas alimentícias não convencionais), conscientização ambiental e preservação do bioma cerrado guiado por Juciely Rocha. No retorno será ofertado as experiências com o ritmo capoeboicongo com mestre Wertemberg Nunes e o Maná dos Gigantes (alimentos para o corpo e alma) com Enes D’arc Rodrigues. Inscrições gratuitas devem ser realizadas no site Taquaruçu.com informando nome, endereço e WhatsApp, serão atendidas 10 pessoas por dia.
25 às 16h – Vivência de Yoga com Lila Barack;
29 às 16h – Pisando o barro pés no chão – conectar o indivíduo consigo e com a natureza, além de proporcionar o aterramento do ser, para benefícios da saúde do corpo, da mente e do espírito com a Massoterapeuta Amanda Claro.
Dia 29 às 16h30- Descobrindo seu eu interior – vivências e reflexões através da Psicoterapia, com Psicóloga Silvia Carvalho.
Dia 30 de julho às 19h- O Encanto dos Gigantes – Apresentação do Encontro do Galos de Palmas com a Boiuna na arena dos gigantes da Aldeia TabokaGrande e apresentações dos artistas de Taquaruçu: Magoo, Edi Ribeiro e Rodrigo Rodrigues e a participação especial do Passarim do Jalapão Dorivan Borges.
Dia 31/ 07- lançamento do Festival Capoeboicongo- O Festival vai ser lançado com 23 cantos e canções de capoeboicongo nas principais plataformas de audio, a zero hora do dia 31 de julho.
Fotógrafo: Emerson Bento

Autor: Samara Martins

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

INTERNACIONAL: Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Estabelecimentos do Pará e São Paulo entraram para o ranking das melhores gelaterias do mundo, …

BRASIL: Gastos de turistas estrangeiros no país voltam a crescer em março

Último levantamento do Banco Central apontou que foram deixados no período US$ 453 milhões no …

QUALIFICAÇÃO: MTur seleciona instituições para parcerias em cursos no setor de Turismo

Entidades poderão ofertar, entre outros, cursos de Libras, idiomas e boas práticas em biossegurança. Inscrições …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *