Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semana
Após dois anos sem apresentação dos Bonecos Gigantes em formato presencial, a ‘Festa TabokaGrande’ retorna e acontecerá de de 23 a 31 de julho no Distrito de Taquaruçu. Este ano haverá uma semana de atividades promovidas pela operadora ‘Oca Do Vento’, em parceria com o Instituto de Inovação Cultura e Turismo do Tocantins (Cultur), com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e voluntários da comunidade de Taquaruçu, ligados aos ‘Tawera’ – família de criadores de arte e cultura do Mestre Wertemberg Nunes, idealizador do evento.
A abertura da festa, no sábado 23, as 19 horas, contará com a ‘Queima de Tambores’ e apresentações da Banda TabokaGrande, do mestre Wertemberg Nunes e seus convidados, Tato Tawera, Edi Ribeiro, Magoo e Rodrigo Rodrigues. A Banda TabokaGrande toca o ritmo capoeboicongo desde 2001 e no seu repertório tem como base as canções mitos da Aldeia TabokaGrande e canções populares do mestre Wertemberg Nunes e parceiros convidados.
De acordo com os organizadores, tradicionalmente a ‘Queima de Tambores’ acontece no feriado de carnaval. Entretanto, este ano ainda devido as restrições da pandemia, a solenidade foi transferida para julho.
“A ‘Queima dos Tambores’ é especial, um ritual de purificação e transformação. Estamos animados para nossa volta aos eventos presenciais e esperamos por todos para dançarmos e brincarmos na roda de capoeboicongo’, afirma Wertemberg Nunes.
Toda a programação, que é gratuita, acontecerá na Aldeia TabokaGrande em Taquaruçu, na avenida serra grande 59, pode ser conferida no guia taquaruçu.com
Programação23 de julho às 19hQueima dos Tambores – Ritual de purificação e transformação por meio do elemento fogo, dá origem aos tambores artesanais de troncos de madeira e barro, bem como o ritmo Capoeboicongo (mistura de capoeira, boi e congo);
De 24 a 29 de Julho às 16h -O Corpo Saudável – Semana de atividades Turísticas Culturais – Passeio pela estrada do Salvador até a Pedra Pedro Paulo, com enfoque nas PANCS (plantas alimentícias não convencionais), conscientização ambiental e preservação do bioma cerrado guiado por Juciely Rocha. No retorno será ofertado as experiências com o ritmo capoeboicongo com mestre Wertemberg Nunes e o Maná dos Gigantes (alimentos para o corpo e alma) com Enes D’arc Rodrigues. Inscrições gratuitas devem ser realizadas no site Taquaruçu.com informando nome, endereço e WhatsApp, serão atendidas 10 pessoas por dia.
25 às 16h – Vivência de Yoga com Lila Barack;
29 às 16h – Pisando o barro pés no chão – conectar o indivíduo consigo e com a natureza, além de proporcionar o aterramento do ser, para benefícios da saúde do corpo, da mente e do espírito com a Massoterapeuta Amanda Claro.
Dia 29 às 16h30- Descobrindo seu eu interior – vivências e reflexões através da Psicoterapia, com Psicóloga Silvia Carvalho.
Dia 30 de julho às 19h- O Encanto dos Gigantes – Apresentação do Encontro do Galos de Palmas com a Boiuna na arena dos gigantes da Aldeia TabokaGrande e apresentações dos artistas de Taquaruçu: Magoo, Edi Ribeiro e Rodrigo Rodrigues e a participação especial do Passarim do Jalapão Dorivan Borges.
Dia 31/ 07- lançamento do Festival Capoeboicongo- O Festival vai ser lançado com 23 cantos e canções de capoeboicongo nas principais plataformas de audio, a zero hora do dia 31 de julho.
Fotógrafo: Emerson Bento
Autor: Samara Martins