Home / Entretenimento / Em Palmas Aprovados do 16º FGT para participar de cursos classificatórios

Em Palmas Aprovados do 16º FGT para participar de cursos classificatórios

Fase dos jurados selecionou 41 pratos que vão concorrer ao 16º FGT
Festival acontecede 07 a 11 de setembro no distrito de Taquaruçu e reunirá 41 concorrentes em diversas categorias

A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), realizará os cursos obrigatórios para os 41 participantes do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que acontecerá entre os dias 07 a 11 de setembro, no distrito. Os cursos acontecerão entre os dias 08 e 10 de agosto, em Taquaruçu para a Rota e no auditório do Sebrae (102 Norte), para as categorias do circuito gastronômico.

O curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos, ministrado em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), acontecerá no próximo dia 08, na Pousada Casa das Flores, em Taquaruçu, às 14h30, exclusivo para a categoria Rota Gastronômica, e no dia 09, das 8h30 às 18h, no Auditório do Sebrae (102 Norte em frente Receita Federal), conforme publicado no Diário Oficial do Município. Além dos participantes, os concorrentes devem estar acompanhados de mais um colaborador de sua equipe e, ao final, apresentar o certificado de conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação.

Curso de Empreendedorismo

Oferecido em parceria com o Sebrae-TO, é obrigatório para as categorias do Circuito Gastronômico. O curso de empreendedorismo abordará temas como gestão de preços, como administrar melhor seu negócio gastronômico, entre outros. O curso acontecerá na próxima quarta-feira, 10, às 14h30, no auditório do Sebrae-TO.

Licença sanitária

Na oportunidade, todos os aprovados nas categorias Circuito Gastronômico deverão pagar a taxa de liberação sanitária de venda fixa em evento, no valor de R$ 111,29. O boleto da taxa pode ser retirado pelo portal da Prefeitura no campo “Emissão de taxas online”, selecionando o número da receita “2026-liberação sanitária de venda fixa em evento”. Após o pagamento, o participante deverá se encaminhar até uma das unidades do Resolve Palmas para autenticar o pagamento e realizar cadastro na Vigilância Sanitária. Cada participante deverá apresentar cópia do protocolo do processo da liberação sanitária de venda fixa em evento no dia do sorteio dos stands, que acontecerá no próximo dia 19, logo após conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, ressalta a importância da próxima fase, que é o curso de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos. “O festival virou uma vitrine para os empreendedores da gastronomia na nossa cidade, por isso, é importante na próxima etapa que estes estejam trabalhando dentro das normas sanitárias, e que possam ter sucesso nos seus empreendimentos”, ressaltou,lembrando que todos os classificados devem obrigatoriamente passar pelos cursos de qualificação.

Classificação

Nesta edição, todas as 123 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital passaram pela etapa de degustação. O julgamento foi feito por profissionais do segmento de alimentação e bebidas de Palmas. O corpo de jurados da degustação foi indicado pelos parceiros do FGT, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As 47 vagas na competição foram divididas pelo edital em cinco categorias: Comidinhas Salgadas (nove vagas), Pratos Salgados (nove vagas), Pratos Doces (nove vagas), Food Truck (cinco vagas) e Rota Gastronômica (dez vagas). No entanto, considerando a nota média de 70 pontos, nem todas as categorias tiveram inscritos suficientes, preenchendo apenas 41 vagas.

Você pode Gostar de:

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023 A Cia de Teatro Art’Sacra …

BRASIL GASTRONOMIA: Roteiros turísticos da cachaça movimentam turismo em destinos brasileiros

Além do vinho, do café e das cervejas especiais, a cachaça, patrimônio cultural do Brasil, …

O Ministério da Cultura e BB lançam edital de R$ 150 mi para financiar projetos

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta segunda-feira (16/1) o lançamento de um novo edital, …

97ª Corrida de São Silvestre movimenta turismo de São Paulo (SP)

A principal prova de rua da América Latina acontece no último dia do ano e …

CALENDÁRIO DE EVENTOS: Janeiro começa recheado de festividades pelo Brasil

Oprimeiro mês do ano, janeiro, já começou com vários eventos marcando uma série de festividades …

Governador do Tocantins sanciona lei que proíbe o fornecimento e o uso de canudos de plástico não biodegradável no Tocantins

Pode parecer inofensivo, mas um simples canudo de plástico, cuja vida útil é de apenas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *