Home / TURISMO TOCANTINS / Narubia Werreria é nomeada secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Narubia Werreria é nomeada secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 17, trouxe a nomeação das novas gestoras das pastas recém criadas pelo Governo do Tocantins

A ativista indígena tocantinense Narubia Werreria e a ex-secretária municipal de Educação de Palmas, Berenice de Fátima Barbosa, foram nomeadas pelo governador Wanderlei Barbosa, secretárias dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins e da Mulher, respectivamente. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, 17.

ecretaria dos Povos Originários e Tradicionais

Dentre as inúmeras funções e atribuições da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, estão propor diretrizes e projetos para a política estadual de proteção aos povos originários e tradicionais do Tocantins; promoção de ações nas áreas de saúde, educação, cultura, saneamento, habitação e agricultura, entre outras; articular ações mediadoras, visando à solução dos conflitos sociais que envolvam os povos originários e tradicionais.

A nova secretaria tem, também, o intuito de promover e apoiar a cultura dos povos originários tradicionais, com ações que podem potencializar a promoção e divulgação de eventos culturais, articulação e promoção de intercâmbio e cooperação com entidades e instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais visando ao reconhecimento, à defesa, à promoção e à divulgação das culturas e direitos dos povos originários e tradicionais, dentre outros.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) aponta que há aproximadamente 14,1 mil indígenas vivendo em terras tocantinenses, divididos em dez etnias, sendo elas: Apinajé, Xerente, Krahô, Karajá Xambioá, Karajá, Javaé, Avá Canoeiro, Krahô Kanela, Kanela do Tocantins e Krahô Takaywrá. Destes, 11.560 vivem em terras indígenas demarcadas, enquanto 2.558 estão fora do território.

Em relação às comunidades quilombolas, o Tocantins conta com 38 no total, conforme pesquisa divulgada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), sendo seis comunidades localizadas na região norte, oito na região central, 13 na região sudeste e 11 na região sul do Estado. O último censo do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datado de 2010, aponta que 42,9% da população tocantinense é formada por mulheres.

Perfil da secretária

Narubia Silva Werreriá é ativista das causas dos povos originários e tradicionais, além de cantora, compositora, artista plástica, poetisa e produtora cultural. Suas origens vem do Povo Iny, na Ilha do Bananal, e desde muito cedo iniciou o seu ativismo pelos povos indígenas. Na Universidade Federal do Tocantins, onde estudou direito, ela se destacou por defender e dar voz às causas dos povos originários, não somente da região onde ela pertence, mas de todo o Estado. 

Atualmente ela é presidente da ONG Instituto Indígena do Tocantins, organização sem fins lucrativos voltada para a representatividade e defesa dos direitos dos povos indígenas. Ativismo que deu destaque para Narubia em nível nacional, sendo considerada uma liderança indigena de grande influência e referência em todo o Brasil e, por meio da arte, Narubia conseguiu promover a cultura do seu povo ainda em patamar nacional, uma vez que apresentou suas canções no Sonora Brasil, evento promovido pelo Sesc; e no especial televisivo “Falas da Terra”, reproduzido pela TV Globo. 

Você pode Gostar de:

CADASTRO:Municípios devem renovar o cadastro para continuar participando do Mapa do Turismo

A ferramenta é responsável pelo ordenamento territorial do turismo. Atualizações podem ser feitas a partir …

Plataforma de reservas de hospedagens revela destinos tendência para 2023

Cidades das regiões Sul e Sudeste lideram preferências dos viajantes para o ano Os destinos …

INTERNACIONAL: Em janeiro, número de turistas estrangeiros no país superou em 14,7% índices pré-pandemia

Mais de 868,5 mil estrangeiros entraram no país, registrando o melhor número dos últimos quatro …

Naturatins abre inscrições para seminário de biodiversidade

Segunda edição do seminário aborda sustentabilidade na Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia Com o tema Sustentabilidade na Bacia …

BRASIL, ROTEIROS: Destinos pelo turismo literário para quem é apaixonado por livros

Conheça lugares no Brasil que são cenários das páginas de obras que marcam a literatura …

QUALIFICAÇÃO: MTur abre inscrições para cursos de qualificação voltados a profissionais do turismo

Serão 160 vagas para cursos com temas como planejamento de eventos e agente de viagens. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *