Corredores profissionais e entusiastas participaram da terceira edição da Corrida Unitins neste domingo, 24, em Palmas. O evento recebeu cerca de duas mil pessoas, uma quantidade recorde em comparação com as edições anteriores. A competição teve início às 6h30, com a participação de servidores, acadêmicos e comunidade externa, que percorreram os trajetos de 3 km, 5 km e 10 km. A 3ª Corrida Unitins foi organizada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) em parceria com a LCM Gestão e Treinamento Esportivo e apoio da Prefeitura de Palmas.
A largada ocorreu no Câmpus Palmas, percorrendo a Avenida NS-15 e retornando ao ponto de partida, onde estava montada a estrutura do evento. A disputa manteve o padrão de excelência estabelecido nas edições anteriores. Responsável por inaugurar o circuito de corridas de rua da Capital, a prova a cada ano ganha mais força. A primeira edição contou com 750 inscritos.
Muitos dos inscritos optaram por participar do percurso de 3 km de caminhada em grupo de amigos
O atleta amador Jone Costa é ex-aluno da Unitins, compôs pódio na primeira edição da Corrida, enquanto acadêmico, e voltou para correr na categoria 10 km Geral. “A prova foi muito boa, bem organizada, a água estava gelada, o resultado saiu rápido. Enfim, eu achei que foi uma excelente prova. Não corro profissionalmente, mas participo de circuitos Ironman, treino todos os dias e essa foi uma ótima oportunidade para praticar”, completa.
Atletas de diversos municípios vieram à Capital para participar, dentre eles, acadêmicos e servidores dos Câmpus de Augustinópolis e Paraíso do Tocantins. Estudante de Direito no Câmpus Augustinópolis, Kelrion Oliveira corre há seis anos e viajou no ônibus que trouxe a comunidade acadêmica da região. Kelrion ficou em segundo lugar na categoria dos 10 km pela Comunidade Unitins. “Meus treinos em Augustinópolis são em ladeira, como aqui o percurso é todo plano eu senti uma facilidade maior”, finalizou.
Algumas pessoas aproveitaram o incentivo da Universidade e tiveram na 3ª Corrida Unitins sua primeira experiência de competição. Foi o caso da Débora Pereira, acadêmica do curso de Sistemas de Informação em Palmas. “É minha primeira corrida da vida. Eu sempre quis participar, mas dessa vez deixei as desculpas de lado e resolvi me inscrever. Acho importante a gente participar desses momentos de extensão que a universidade oferece e que são muito bons”.
Premiação
Pódio feminino da categoria 10 km Geral
Todos os atletas inscritos participantes receberam medalha pela participação. Além disso, os cinco primeiros colocados dos trajetos de 5 km e 10 km foram premiados com troféus. A premiação ainda foi dividida entre categoria Geral e Comunidade Unitins.
Um dos primeiros a finalizar a prova, Clebson Miranda comemorou o resultado de segundo melhor tempo geral nos 5 km. “Eu treinei bastante, estava na expectativa de fazer uma boa prova e consegui. A concorrência aqui é forte, então é importante chegar bem treinado, bem alimentado e seguir uma tática de corrida boa para manter o ritmo e conseguir chegar bem e no pódio”.
A professora Márcia Lopes, integrante do colegiado de Engenharia Agronômica da Unitins, participou das três edições da corrida e, dessa vez, levou o troféu de primeiro lugar feminino na categoria 5 km – Comunidade Unitins. A docente conta que a conquista foi uma realização. “Fiz uma cirurgia recente, então não consegui treinar tanto, mas já vinha me preparando antes e consegui esse resultado. Ano passado fiquei em segundo lugar e estou muito feliz em conseguir melhorar minha colocação neste ano”, comemorou.
Os grandes vencedores da categoria principal, 10 km Geral, ficaram com Giovanna Lacerda e Noel dos Reis Alves, feminino e masculino, respectivamente. Ambos receberam, além de medalha e troféu de primeiro lugar, premiação em dinheiro no valor de R$ 800,00.
Noel dos Reis veio de Araguatins para participar da competição e conseguiu o resultado esperado. “Venho treinando bastante e é muito bom ver o trabalho dos treinamentos dando resultados. O percurso dessa corrida é muito bom de correr, além disso o clima estava bom, a largada aconteceu no horário, a segurança do percurso foi muito boa, então tudo favoreceu. O pessoal da Unitins está de parabéns pela organização do evento e ano que vem, se Deus quiser, estarei aqui novamente”.
Pódio masculino da categoria 10 km Geral
Institucional
Equipe gestora da Unitins também participou da prova
Organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Esporte da Unitins, vinculada à Proex, a corrida seguiu as regras oficiais vigentes na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para as provas de corrida de rua.
A pró-reitora da Proex, Kyldes Batista Vicente, atribui o sucesso do evento ao trabalho dedicado de todos os envolvidos. “A corrida foi maravilhosa, a expectativa foi alcançada e superada. Nossa parceira LCM nos dá toda segurança que a gente precisa, o apoio dos órgão municipais de segurança também foi de extrema importância para o perfeito andamento da prova. Além disso, o trabalho conjunto da diretoria do Câmpus e da gestão da Unitins, foram fundamentais para esse sucesso”, pontuou.
A 3ª Corrida Unitins se consolida como evento esportivo estadual. Sobre o assunto, a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita, comentou que “esse evento é maravilhoso e já faz parte do calendário do Tocantins. Toda a comunidade acadêmica se inscreve, participa, motiva-se, todo mundo fala da corrida e a sociedade como um todo também. É um grande evento que a Unitins faz, em que recebemos pessoas de todo o nosso Estado e de fora dele. Ficamos muito felizes por trazer a sociedade para dentro no nosso câmpus dessa forma”, comemora.
Para a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, “a corrida da Unitins é sempre emocionante. Estamos no terceiro ano desse movimento importante em que a gente divulga, publiciza e apoia a saúde. Ver a quantidade expressiva de inscritos da comunidade acadêmica e da comunidade externa, com a participação de pessoas de todo o estado, nos deixa imensamente felizes”.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, participou da modalidade dos 5 km e também fez uma avaliação acerca do evento. “É muito bom realizar o fechamento das festividades do aniversário da Unitins com essa corrida importante e muito exitosa. Receber essas mais de duas mil pessoas no nosso câmpus, interagindo e participando diretamente é muito positivo. Tivemos uma procura muito grande pelas inscrições e hoje pudemos presenciar nosso câmpus movimentado e cheio de vida. Tudo isso é um reflexo da credibilidade que a Universidade conquistou e do valor da marca Unitins. Estão todos de parabéns por mais esta edição”, arrematou o gestor.
Confira o resultado final da 3ª Corrida Unitins