O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, vai sediar dentro da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital, a 1ª edição da Maratona Inove Aqua para solução dos desafios da aquicultura. Times serão formados e desafiados a encontrarem soluções viáveis para a cadeia produtiva da piscicultura brasileira. A iniciativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pesca e Aquicultura (Embrapa), financiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, o objetivo do Inove Aqua é propiciar ambiência favorável para transferir conhecimento a universitários, comunidade e profissionais das áreas contempladas, no tocante aos diversos segmentos da cadeia aquícola. “Será uma grande novidade dentro da Agrotins para aqueles que gostam de desafios com relação à tecnologia da informação. Um ambiente virtual que vai proporcionar o desenvolvimento de competências e a promoção de inovações para a aquicultura não só do Tocantins como de todo território brasileiro”, pontuou o gestor e destacou que “quem participar vai contribuir para o incremento da produção e proporcionar o aumento da competitividade, sustentabilidade e inovação na cadeia produtiva”.
Maratona Inove Aqua
A Maratona Inove Aqua prevê duas etapas, a primeira resulta no Nivelamento Técnico e Repasse de Conhecimento e a segunda na Maratona Hackathon Inove Aqua. No Nivelamento Técnico e o Repasse de Conhecimento, serão contemplados o conteúdo técnico e as atividades investigativas com certificação de horas, tais como: dias de campo, talks, mentorias, palestras, dentre outras atividades on-line e/ou off-line. Nas Soluções, serão trabalhadas, apresentadas pelos times e avaliadas por banca de jurados, bem como comitê técnico conforme: tecnologia, usabilidade, qualidade, design e originalidade. Os times devem ser multiprofissionais, sendo altamente desejável que seus conhecimentos sejam complementares e que contemplem áreas vinculadas à aquicultura, programação de computadores, engenharias, robótica, inteligência artificial, negócios e afins.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Ditec/Seagro, Valeria Mota, “é importante o apoio do governo nesses eventos para incentivar a inovação e a resolução de problemas; estimular brainstormings e criação de novos projetos; capacitar colaboradores; e ainda colocar a instituição organizadora no caminho dos principais responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico em soluções para o mercado aquícola”. Ela também destaca que a busca por inovação é um desafio permanente das empresas que desejam alcançar um bom lugar no mercado. “Encontrar formas para promover a discussão e o desenvolvimento de soluções inovadoras é uma das principais atividades que contribuem com esse objetivo”, pontuou a gerente.
Essas competições já têm sido executadas por ecossistemas de inovação em diversos países para gerarem soluções mais econômicas e a aceleração de startups. E além de produzir tecnologia, os eventos podem gerar oportunidades de trabalho para os participantes. O Hackathon é mais do que desenvolver aplicativos e sistemas. É uma maratona de conhecimento, aprendizado e integração, além de ser uma excelente maneira para se divertir e aprender ao mesmo tempo, até porque muitas maratonas ocorrem em ambientes descontraídos. Os participantes recebem recompensas quando alcançam determinada meta estabelecida pela organização do evento.
Agrotins 2021
A Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital vai ocorrer dos dias 15 a 18 de junho com o tema: Agro 4.0 – Tecnologia no Campo, todas as demais informações sobre a Maratona Inove Aqua serão repassadas durante a programação do evento como por exemplo: inscrição, datas, premiações, conjunto de desafios, comissão técnica multiprofissional, banca de jurados, regras de conduta, patrocinadores, entre outros.