A Biblioteca Pública Estadual Darcy Cardeal, principal biblioteca do Estado, conta com um acervo com mais de 10 mil obras de diferentes segmentos. Visando resgatar a obra literária presente na biblioteca, o secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, esteve em reunião nesta sexta-feira, 11, com a biblioteconomista da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Alessandra Evangelista, para dar início ao projeto. A reunião foi acompanhada pela Secretária Executiva, Jocélia Costa e pelo Superintendente de Cultura, Relmivam Milhomem.
O projeto faz parte de um termo de cooperação técnica firmado com a UFT. “Poder contribuir e disponibilizar o acervo da biblioteca para o público é o nosso principal objetivo. Contribuir com o resgate da cultura tocantinenses é muito gratificante.” afirmou a biblioteconomista. Para a execução do trabalho, além de Alessandra, um arquiteto se junta à equipe de execução do projeto.
“Contribuir com o resgate da nossa cultura e devolver ao povo o acesso a Biblioteca Estadual e seu acervo é um dos compromissos do governador, Wanderley Barbosa. Valorizar a nossa cultura através da literatura reflete na cultura, educação e resgate da identidade do tocantinense.”, disse o secretário, Hercy Filho.
O resgate da Biblioteca Estadual tem seis meses para ser implementado. A previsão da Superintendência de Cultura é realizar o projeto em 90 dias.