Home / LITERATURA / TOCANTINS: Três araguainenses têm livros lançados na Bienal do Rio de Janeiro

TOCANTINS: Três araguainenses têm livros lançados na Bienal do Rio de Janeiro

Plants: image 4 0f 4 thumb

Alexandre Gomes de Brito, José Francisco da Silva Concesso e Levi Beltrão terão seus trabalhos divulgados durante o maior evento literário brasileiro, que vai de 3 a 13 de dezembro

A 20ª Bienal Internacional do Livro Rio, maior evento literário do Brasil e que iniciou na sexta-feira, 3, e vai até dia 13 de dezembro, teve o lançamento de livros de três autores de Araguaína. Alexandre Gomes de Brito e José Francisco da Silva Concesso fazem parte da Antologia Internacional “Pegasi” em Prosa e Verso Open Line 5, e Levi Beltrão apresentou seu primeiro livro em prosa Diário dos meus 100 anos.
 
O escritor Levi esteve no evento da capital carioca, na sexta-feira, 3, para o lançamento e sessão de autógrafos. “É um livro filosófico sobre envelhecer, sobre a vida. Fala de amor, alegrias, tristezas, coisas que se experimenta. Eu escrevo como se estivesse no dia de meu aniversário de 100, e começasse a fazer uma reflexão, sobre a beleza, o que o ser humano pode fazer e as consequência das escolhas”, explicou o escritor.
 
Já Alexandre e Concesso fazem parte de uma coletânea de textos que reuniu 29 escritores estrangeiros de vários países, como Kosovo, Albânia, Itália, Portugal, Grécia, Inglaterra, Estados Unidos da América, e 41 brasileiros de 10 estados brasileiros distritos em todas as regiões. Os dois araguainenses são os representantes do Tocantins.
 
Para Alexandre, que é atual presidente da Acalanto (Academia de Letras de Araguaína), é uma grande honra participar da obra. “É um intercâmbio internacional entre agentes da literatura, trazendo uma amplitude do que acontece no mundo. Não tenho conhecimento de outra antologia com tantos autores de países e estados diferentes, e a participação do professor Concesso é uma bela homenagem póstuma”, afirmou.
 
Obra internacional
A Antologia Internacional “Pegasi” em Prosa e Verso Open Line 5 foi lançada no domingo, dia 5, às 16 horas. A obra foi idealizada e organizada pela presidente da Akademia Alternative Pegasiane no Brasil, condessa Magna Aspasia Fontenelle, e pelo presidente da Akademia Alternative Pegasiane da Albânia, professor Kristaq Shabani.
 
No texto escolhido por Alexandre para participar da obra, o escritor conta a história da solidão de um homem após a separação da esposa, descrevendo um dia ‘sufocado por uma espécie de tédio misturado com a dor da melancolia’. “A história é real, mas trazida com dados pitorescos para atrair o leitor, porque a crônica tem a magia”.

Alexandre Gomes de Brito (segundo à esquerda) e José Francisco da Silva Concesso (primeiro à direita) fazem parte da Anotologia Internacional “Pegasi” em Prosa e Verso Open Line 5, que tem lançamento neste domingo, 5

Publicado: Autor:Ascom de Araguaína: Marcelo Martin – Foto: João Victor e Marcos

Você pode Gostar de:

BRASIL: TURISMO DE OBSERVAÇÃO

Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país Cidades do Nordeste e do …

Araguaína Tocantins terá Festival São João do Cerrado no Parque Cimba dias 25 e 26 de junho

Evento retorna de forma presencial e chega a sua 22ª edição. Programação terá shows com …

Concurso Enchefs seleciona os melhores profissionais de gastronomia do Tocantins

O concurso gastronômico Festival Enchefs Tocantins 2022 está com inscrições abertas para chefs de cozinha, …

O 30º Arraiá da Capital: definida a ordem de apresentação das quadrilhas juninas

As apresentações serão realizadas conforme sorteio realizado nesta sexta-feira, 03, com a presença de representantes …

Tocantins: Folias do Divino de Natividade retorna após dois anos de pausa devido a pandemia

Celebração antecede a celebração da Festa do Divino Espírito Santo A tradicional chegada das Folias …

Plano de Ação do Turismo propõe criação de portal e ações de qualificação em Araguaína Tocantins

Documento apresentado tem várias diretrizes, dentre elas a implantação de um portal voltado para o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *