Home / LITERATURA / Lançado em Tocantinópolis Tocantins, o livro Planejamento Urbano pelo Professor e Escritor Carlos Antonio Oliveira Sousa

Lançado em Tocantinópolis Tocantins, o livro Planejamento Urbano pelo Professor e Escritor Carlos Antonio Oliveira Sousa

BIOGRAFIA

Carlos Antonio Oliveira Sousa, filho de José de Souza (in memorian) e Custódia Maria de Oliveira Sousa (in memorian), nasceu na cidade de Tocantinópolis – TO, no dia 06 de outubro de 1976.

Na década de 1990, durante o seu ensino médio no Colégio Dom Orione, foi editor do boletim informativo Verbet Estudantil, que fazia cobertura dos eventos escolares e dava voz aos estudantes da época.

De 1998 ao ano 2000 foi editor do boletim informativo da Associação de Moradores do Bairro Eldorado, denominado Folha do Eldorado.

Licenciou-se em Geografia no ano de 2001 pela Unitins (Fundação Universidade do Tocantins, atual UFNT), Campus de Araguaína – TO. Em solo araguainense participou da Pastoral da Juventude, do Movimento “SOS Unitins” (movimento exitoso que conquistou a federalização de todos os Campi da Unitins, hoje denominada UFT – Universidade Federal do Tocantins) e escreveu artigos para o jornal do Centro Acadêmico de Geografia.

Atualmente é pós-graduando em Educação Ambiental pela Fundação Brasileira de Tecnologia e Educação (Funbratec).

Trabalha na rede pública estadual de educação do estado do Tocantins há vinte anos como servidor público efetivo. Atualmente, é professor regente e coordenador de área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, no município de Tocantinópolis.

Em 2007, publicou a sua primeira obra intitulada de: “Repesando o Turismo em Tocantinópolis: Críticas e Possíveis Viabilidades” (92 p. – Editora Kelps, 2007), na qual destacou o imenso potencial turístico do município de Tocantinópolis, bem como a necessidade da profissionalização dos serviços e atrações turísticos locais.

No ano de 2008, lançou a sua segunda obra denominada de: “Tocantinópolis: 150 Anos de Urbanização” (82 p. – Editora Kelps, 2008), uma singela homenagem ao seisquicentenário de Tocantinópolis, que por sua vez fez um apanhado sobre o recente processo de urbanização tocantinopolino, a origem do sítio urbano, o surgimento de cada um dos bairros existentes no município e os principais problemas urbanos existentes.

Em 2009, publicou a sua terceira obra, intitulada de: “Tocantinópolis Esporte Clube: 20 Anos de Glórias e Vitórias” (100 p. – Editora Kelps, 2009), obra na qual fez um relato sintético sobre a origem e algumas curiosidades do clube de futebol mais tradicional do estado do Tocantins: o Verdão do Norte.

Entre os anos de 2015 e 2016 trabalhou no Colégio Estudual José Carneiro de Brito, atualmente, Cívico Militar, como forma de complementar a sua carga horária na rede estadual de ensino.

Entre os anos de 2015 a 2018 trabalhou na rede pública do estado do Maranhão como professor contratado no Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, localizado na cidade de Porto Franco-MA.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

O livro Planejamento Urbano: Por uma Cidade com Mais Qualidade de Vida trata-se de um ensaio crítico sem caráter político-partidário em relação a determinados problemas urbanos que assolam atualmente o município de Tocantinópolis e a maioria dos municípios brasileiros, em razão principalmente da súbita e desordenada urbanização e da ausência de uma política de âmbito nacional que prime pela constante prática do planejamento urbano em todos os municípios brasileiros sejam eles de pequeno, de médio ou de grande porte.

Assim sendo, pretende-se por intermédio desta obra criar um amplo debate nas mais diversas esferas e campos de estudo em torno da extrema importância do planejamento urbano na atualidade e, em consonância com a sociedade civil e os poderes constituídos, na medida do possível, primar por ações exequíveis para cada um dos problemas urbanos destacados, a curto, a médio e a longo prazo.

Para tanto, faz-se necessário que ocorra um forte engajamento de toda a comunidade local e que todo o processo de elaboração e execução do referido planejamento urbano seja pautada na transparência e na lisura por partes dos atores envolvidos. Porque vislumbrar uma cidade mais harmônica no tocante à infraestrutura urbana e ao aspecto ambiental, e que proporcione mais qualidade de vida para todos os seus munícipes, sejam eles da zona urbana ou da zona rural, não é nenhuma utopia, mas deveria ser o anseio primordial de todos aqueles que estão à frente da máquina pública, bem como, do empresariado, dos comerciantes, dos profissionais liberais, das instituições educacionais e religiosas, das ONG’s, dos movimentos sociais etc.

APRESENTAÇÃO DA OBRA

Planejamento Urbano: Por uma Cidade com Mais Qualidade de Vida.

Você pode Gostar de:

Inscrições para a 2ª Corrida da Unitins estão abertas

Evento esportivo será realizado no dia 12 de março, em Palmas A Universidade Estadual do …

Pesquisa aponta que mais de 70% dos turistas que visitam o Jalapão pretendem retornar

Levantamento foi realizado em 2022, nos principais atrativos como a Cachoeira do Formiga e Fervedouro …

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023

Cia Art’Sacra abre inscrições para a Paixão de Cristo 2023 A Cia de Teatro Art’Sacra …

BRASIL GASTRONOMIA: Roteiros turísticos da cachaça movimentam turismo em destinos brasileiros

Além do vinho, do café e das cervejas especiais, a cachaça, patrimônio cultural do Brasil, …

O Ministério da Cultura e BB lançam edital de R$ 150 mi para financiar projetos

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta segunda-feira (16/1) o lançamento de um novo edital, …

Narubia Werreria é nomeada secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins

Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 17, trouxe a nomeação das novas gestoras das pastas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *