Com uma pegada leve, lúdica e instigante, o livro ‘O Presunçoso do Parque Cesamar’ foi lançado na II Semana de Arte e Cultura da Câmara de Palmas, que acontece até esta sexta-feira, 20. O livro foi escrito pelo servidor Tony Moura e é um romance de ficção que desvenda os mistérios que aconteceram no Parque Cesamar, na cabeça de uma capivara macho, chamada César.
Atrelado ao subgênero realismo fantástico, que favorece o acontecimento de coisas absurdas, o livro nos faz viajar em uma fantasia mágica ao contar as suposições que a capivara formulava após ouvir as conversas dos frequentadores do Parque Cesamar, trazendo aspectos urbanísticos de Palmas, seus pontos turísticos e sua qualidade de vida.
No livro, César, que está longe da sua família e em busca de respostas aos seus conflitos, conta com a ajuda de alguns amigos e de um mentor para atingir os seus objetivos: Desvendar mistérios que ocorrem no Parque, o sumiço do seu bando, a galeria de águas, a privatização, entre outros problemas que escondem muitas coisas. Será que são meros delírios?
Alguns conflitos remetem a temas atuais, como o cuidado com a ecologia, a fauna e a flora, a cultura regional, a língua tocantinense, origens dos pioneiros e comidas típicas. Numa leitura mais atenta notam-se os valores básicos dos seres humanos, como caráter, honestidade, respeito, união, fraternidade, amizade e confiança.
O livro foi lançado apenas no formato digital e pode ser adquirido pelo site da Amazon, por R$15,65. Tony Moura é profissional em audiovisual, tecnólogo em marketing e servidor efetivo da Câmara desde 2019.