Celebração antecede a celebração da Festa do Divino Espírito Santo
A tradicional chegada das Folias do Divino Espírito Santo, do município de Natividade, retornou após dois anos de pandemia. O município de Natividade, que fica distante 220 km de Palmas, no Sudeste do Estado, recebeu na quinta, 26, o encontro das folias.
O retorno presencial da folia era muito esperado pela comunidade Natividade, para a Elaine Viana o retorno da festa é também uma oportunidade de fortalecer a fé e a renda. “Como microempreendedora senti muita falta da festa, pois é o momento em que a gente consegue um extra, além de participar dessa importante manifestação cultural que movimenta o nosso município.”. Os festeiros desde 2020 são Ademilson Ferreira Costa (Imperador), Herika Simone Sales (Imperatriz), Felisberto Machado (Capitão do Mastro) e Jozineide Belém Machado (Rainha do Mastro).
O encontro dos foliões acontece no “Redondo”, na Praça da Matriz, sendo palco de uma manifestação de fé com a presença das três bandeiras do Divino, carregadas pelos alferes, após acontece o Canto de Encontro, o Canto no Cruzeiro e o Canto na Igreja, tudo monitorado para evitar aglomeração. Tudo acompanhado de perto pela população, como a nativitana e devota do Divino Joana de Carvalho, para ela a folia significa renovação da fé e tradição familiar “A nossa geração, conviveu e viveu essa festa, essa história, que move montanhas.” relata.
Pela tradição, o Giro das Folias começa no Domingo de Páscoa e termina após 40 dias, com o Encontro das Folias. Dez dias depois ocorre a Festa do Capitão do Mastro e do Imperador do Divino. “O nosso Estado é muito rico culturalmente, sendo a festividade do Divino de grande valor religioso e cultural. Natividade é um berço de várias tradições que devem ser valorizadas por todos assim como são preservadas por sua comunidade”, pontua Hercy Filho, Secretário da Cultura e Turismo (Sectur).
Festa do Divino Espírito Santo
A festa ocorrerá entre os dias 04 e 05 de Junho. A Vigília de Pentecostes será no sábado, 04, às 19 horas, e no domingo, 05, haverá coroação do Imperador às 8 horas e a Missa Solene de Pentecostes, às 9 horas.
Foto: Flávio Cavalera
Foto: Flávio Cavalera