Home / TURISMO SUSTENTÁVEL / Governo do Tocantins celebra os 23 anos de criação da APA do Jalapão

Governo do Tocantins celebra os 23 anos de criação da APA do Jalapão

Unidade de Conservação tem hectares de área distribuídos entre os municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins

Nesta segunda-feira, 31, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão completa 23 anos. Criada no dia 31 de julho de 2000, pela Lei n° 1.172, a APA do Jalapão possui 461.730 hectares e ocupa terras dos municípios de Mateiros, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins.

A área funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e propicia a conectividade ao sul com a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; e a oeste com o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Com sua localização estratégica, a APA do Jalapão faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/Mangabeiras, com registros da presença de espécies, como o Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), a arara-azul-grande (Anodorhyncus hyacinthinus) e o pato-mergulhão (Mergus octosetaceus).

A supervisora da Unidade de Conservação (UC), Rejane Nunes, explica que entre os eixos de atuação da APA estão o Manejo Integrado do Fogo (MIF), o turismo de base comunitária e o extrativismo sustentável com foco em contribuir com a melhora e a qualidade de vidas das comunidades.

“A gestão efetiva da UC iniciou somente em 2015, tendo como uma das estratégias de gestão do território, o Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária, onde visa conciliar conservação da natureza com os modos de vida tradicionais das comunidades melhorando a qualidade de vida, inclusive a segurança alimentar das pessoas”, detalha Rejane Nunes.

Recentemente, a APA passou a contar com uma equipe de brigadistas, indispensável para dar continuidade à implementação do plano de manejo da APA do Jalapão com foco na gestão participativa. Outra conquista importante foi a dos equipamentos/ferramentas por meio de aportes financeiros e acordos de cooperação entre o órgão ambiental e instituições parceiras e equipamentos de apoio às ações de prevenção e de combate aos incêndios florestais.

O empresário de turismo da região e membro do conselho da UC, Henrique Abreu, destacou os avanços importantes com a sua criação. “É de suma importância a APA para o meio ambiente, visto que o nosso Cerrado tem sido suprimido. A sua biodiversidade vem sendo diminuída, com isso buscamos manter os atrativos naturais ao mesmo tempo em que se mantém o equilíbrio deste ecossistema tão importante para o ecossistema”, apontou.

A APA possui atributos naturais e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações e tem importância na proteção da diversidade biológica, em ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Você pode Gostar de:

Profissões em alta para 2025: Agente de Viagens é destaque em pesquisa

Estudo divulgado pelo site LinkedIn revelou as 25 profissões mais relevantes para o ano Em …

Governo do Tocantins promove evento para fortalecer gestão estratégica e fomento ao turismo nos municípios

Encontro Estadual de Gestores do Turismo contará com a presença do governador Wanderlei Barbosa e do …

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar – melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz – …

Mato Grosso do Sul registra crescimento de 4,5% na chegada de turistas internacionais em 2024

Ao todo, foram mais de 73.4 mil visitantes estrangeiros contra 70.277 mil registrados em 2023 …

Governo do Tocantins divulga 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio que aponta nível dos principais rios do estado

O 20º Boletim Climático e de Riscos de Incêndio, divulgado nesta quinta-feira, 23, pelo Governo …

CULTURA VIVA: Está no ar a nova versão do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de CulturaCULTURA VIVA:

Ferramenta atualizada para a versão 7 do Mapa da Cultura está em fase de aprimoramento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *