Bielandia Próximo de Araguaína To, o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas
O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins – MNAFTO
Há alguns milhões de anos o Tocantins abrigou uma floresta que hoje é considerado um dos maiores registros de vegetais fossilizados do mundo.
Sua importância levou a criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins – MNAFTO.
A origem do seu nome se deu em função da existência de sítios paleontológicos existentes na região, onde são encontrados fósseis da flora permiana como gimnospermas e pteridófitas “samambaias” que abrigam informações sobre uma das mais importantes transformações geológicas ocorridas no período Permiano.
A Unidade de Conservação foi criada através da Lei nº 1.179 de 04 de outubro de 2000 e tem como objetivo “proteger e conservar as diversidades biológicas e paleontológicas existentes no local”.
A sede está situada no distrito de Bielândia, município de Filadélfia, região norte do Estado do Tocantins, a aproximadamente 438 km da Capital, e abrange uma área de 32.067,1000 hectares de cerrado.
Sua Zona de Amortecimento engloba parte do município de Babaçulândia (TO). O acesso ocorre através das rodovias TO-010 e a TO-222.
No ano do seu décimo quinto aniversário ganhou infraestrutura física. A nova sede que conta com 03 blocos distintos, sendo: Administração, Alojamento de Garagem trouxe melhoria das condições básicas de trabalho aos servidores, apoio a pesquisadores, estudantes, visitantes entre outros, assim como benefícios para a comunidade com o aumento da demanda do turismo científico e ecológico a esse centro.