Home / TURISMO SUSTENTÁVEL / Com apoio do Governo do Tocantins, Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão ocorre neste domingo, 5, em Caseara

Com apoio do Governo do Tocantins, Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão ocorre neste domingo, 5, em Caseara

Competição alia tradição da corrida de canoas à preservação ambiental de uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira

Neste domingo, 5, Caseara, na região oeste do Tocantins, receberá o 7° Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão. O evento tem largada prevista para 8 horas, no Porto do Casé, no centro da cidade. Os vencedores da corrida de canoas tradicionais, nas categorias masculino e feminino, solo e dupla, e categoria tradição, receberão como premiação troféus e dinheiro.

O evento é promovido pelo Instituto Araguaia, Organização Não Governamental (ONG) de Caseara, e conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na Supervisão do Parque Estadual do Cantão (PEC), e da Prefeitura de Caseara.

O supervisor da Unidade de Conservação, Adailton Glória, destaca que o Festival de Canoagem e Ecologia no Parque Estadual do Cantão é uma iniciativa do Instituto Araguaia, que visa promover o turismo sustentável na região, ao mesmo tempo em que sensibiliza a comunidade para a preservação dos recursos naturais e a prática de esportes. “Esperamos a presença de turistas, moradores locais e amantes da natureza de todas as idades. É uma oportunidade de reafirmar o compromisso de todos com a conservação da biodiversidade e a promoção do ecoturismo responsável no Parque Estadual do Cantão”, pontuou o gestor.

As inscrições estão abertas via WhatsApp, pelo número (63) 99299-7727, ou diretamente no local, no Porto do Casé, caso haja vagas disponíveis.

Sobre a Unidade de Conservação

O Parque Estadual do Cantão, ao norte da Ilha do Bananal, é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. Sua riqueza biológica deve-se ao fato de que o Cantão, formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e Coco, apresenta mais de 800 lagos.

O Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção. Seu estado de preservação garante recurso para a alimentação e é berçário para a reprodução de abundantes populações de peixe do médio Araguaia. É um parque de ecótono triplo, abrangendo Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal em uma área de mais de 90 mil hectares.

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Você pode Gostar de:

Com apoio do Governo do Tocantins, 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

Evento ocorrerá na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, entre os dia 6 e 8 …

EDITAL: Junta, feira de arte, abre inscrição de residência artística para artistas de todo o país

12ª edição da mostra de arte contemporânea acontece de 15 de outubro a 3 de …

BRASIL -CALENDÁRIO: Setembro chega repleto de atrações culturais, gastronômicas, esportivas e religiosas em todo o país

Calendário do Ministério do Turismo reúne eventos que estimulam o fluxo turístico e que podem …

Romarias do Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis na maior festa religiosa do Estado

Governador Wanderlei Barbosa e o Secretário de Turismo, Hercy Filho, participaram do evento nesta quinta-feira,15, …

Brasil integra lista dos 15 maiores mercados globais de viagens, aponta pesquisa

Levantamento da Phocuswright revela que, em 2023, o país superou a Escandinávia e passou a …

Cavalhadas de Taguatinga e reforça importância da tradição cultural do Tocantins

Evento, que segue até a quarta-feira, 14, conta com o apoio do Governo do Tocantins …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *