A abertura da Semana de Arte e Cultura da Câmara de Palmas aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16, no quarto andar da Casa. Esta é a primeira edição do evento e proporciona a artistas e artesãos um espaço seguro para exposição e venda de seus produtos em tempo de pandemia. O evento acontece até a sexta-feira, 18, das 8h às 14h e é aberto ao público, de acordo com todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
Durante a abertura do evento, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Telles Victor Monteiro, parabenizou o interesse da Câmara em proporcionar ações culturais. “É um espaço para difusão dessa linguagem, desses artistas da nossa terra. Que eles possam se desenvolver mais como empreendedores e que a gente possa contribuir um pouquinho mais para o desenvolvimento da cultura no nosso município”, analisou.
Representando os artistas presentes, Sara Almeida falou da importância de ter um espaço público, que proporciona de maneira segura, uma opção de exposição e venda de produtos artísticos durante a pandemia. “É uma ótima oportunidade de mostrar publicamente a nossa arte. Além disso, tem artistas aqui que eu não conhecia e vamos poder interagir e ‘trocar figurinhas’. Esse é um momento ímpar e tenho certeza que todos aqui estão muito contentes”, afirmou.
O vice-presidente da Casa, Rubens Uchôa (CIDADANIA), falou sobre a idealização deste espaço pela presidente da Casa, Professora Janad Valcari (PODE), que não esteve presente, pois teve que cumprir um compromisso em Brasília-DF. “Esse evento é para valorização dos artistas, principalmente os de Palmas, porque, muitas vezes, valorizamos os de fora e a economia vai sair e o investimento vai ser lá fora. Então precisamos valorizar os nossos artistas, nossos guerreiros locais, nesse momento tão difícil de pandemia”, comentou.
Também participaram da abertura, os vereadores Folha (PATRIOTA) e Mauro Lacerda (PSB). É importante ressaltar o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel para higienização, e público limitado a 50% da capacidade total.
Participam desta edição seis expositores, com os mais diversos produtos artísticos que podem ser apreciados e adquiridos pelo público, com valores a partir de R$15 reais. São eles: Mauro Matos de Azevedo Sobrinho – Artista, Sara Gomes de Almeida – Artista, Luiz da Cruz Moreira – Artista, Edivan Ribeiro – Artista, Tereza Resinato e Benedito Sebastião – Arte Vida Palmas e Marcia Claúdia Silva – Marcriart