Home / Sem categoria / Sessão solene em homenagem ao Tocantins no Senado tem o brilho do capim dourado

Sessão solene em homenagem ao Tocantins no Senado tem o brilho do capim dourado

A manhã desta segunda-feira, 2, foi marcada por uma sessão solene conjunta no Plenário da Câmara dos Deputados em uma homenagem aos 35 anos do Tocantins e a personagens que marcaram a história da criação do Estado, que tem seu aniversário celebrado oficialmente em 5 de outubro.

A sessão solene foi requerida pela senadora Professora Dorinha Seabra, o senador Eduardo Gomes e o deputado federal Ricardo Ayres, como forma de celebrar o aniversário da criação do Estado. Estiveram presentes na solenidade o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, o chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, senadores, deputados federais, secretários de Estado, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades e pessoas como o economista tocantinense Célio Costa, autor do estudo de viabilidade econômica que reforçou e embasou a defesa de divisão de Goiás.

Após o evento, que teve início às 10 horas, foram desfilados no Congresso Nacional os cinco vestidos feitos em capim dourado pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), como parte do encerramento da exposição Tocantins 35 anos. As peças desfiladas foram oficialmente entregues ao Governo do Tocantins no dia 20 de setembro e pertencem ao patrimônio cultural da Secult. A primeira vez que foram apresentadas ao público se deu durante a programação da tradicional Festa da Colheita do capim dourado, que aconteceu no povoado Mumbuca, no município de Mateiros, na região do Jalapão, entre os dias 15 e 17 de setembro.

Presidente da sessão solene, a senadora Professora Dorinha Seabra abriu os pronunciamentos ao relembrar a história da formação do Tocantins e comentar sobre o atual cenário do Estado.

“A experiência de criação e desenvolvimento do Estado do Tocantins é um case de sucesso. Nossa vocação agroindustrial deu bons frutos. Somos atualmente referência na exportação de soja e carne bovina. Também produzimos e exportamos milho, arroz, abacaxi. Temos um setor mineral forte e bastante promissor. Contamos com uma vibrante construção civil, que impulsiona também os setores de geração de energia elétrica e tratamento de água. Por estarmos na região da Amazônia Legal temos um olhar atento as questões ambientais, que são cada dia mais urgentes e relevantes, destacando o Tocantins a frente de todos os demais estados dessa nação”, disse.

Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa, falou sobre o princípio do Estado e as lutas para sua criação, relembrando também de outros governadores que fizeram parte da história da unidade federativa.

“O nosso Tocantins evoluiu e deu oportunidade para muita gente oriunda de todo o Brasil. As pessoas foram acomodadas pelo poder público, mas principalmente pelas cidades. A cidade de Palmas e as demais cidades tocantinenses”, disse e reforçou a importância de tantos personagens que lutaram pelo Estado, reafirmando que o ex-governador José Wilson Siqueira Campos foi o grande líder da fase que culminou com a divisão de Goiás e nascimento do Tocantins. Lembrou que sua família também faz parte dessa história, a exemplo do pai Fenelon Barbosa – primeiro prefeito de Palmas -, sua mãe Maria Rosa e dele próprio, que ainda jovem empunhou a bandeira de criação do Estado.

Ouro do Cerrado

Todos os vestidos desfilados foram criados de forma a ressaltar e respeitar a beleza do povo tocantinense, sendo produzidos em um tecido dourado, embelezado com bordados que trazem peças criadas a partir de 17 quilos de capim dourado, uma das principais matérias-primas do artesanato local e uma das 12 indicações geográficas do artesanato brasileiro.

Railane Ribeiro é a presidente da Associação dos Artesãos e Extrativismo do Povoado Mumbuca e falou sobre a importância do capim dourado para a comunidade. “Tirando Deus no céu, na Terra o capim dourado é o bem mais precioso na comunidade Mumbuca, que revelou para o mundo essa arte e hoje ele está no Tocantins inteiro, levando não só o Jalapão, mas o Estado para fora. Exemplo disso são as meninas participando aqui hoje. Para nós o capim dourado é vida, é economia, é muita cultura e história, uma tradição e um legado”, disse.

As peças foram desfiladas por modelos nativas do Estado, que vieram do povoado Mumbuca para apresentarem os vestidos no Congresso. As modelos também desempenharam um trabalho crucial na criação de cada um, sendo envolvidas pelo estilista responsável no processo de bordar.

Segundo Luiz Fernando, que é natural do município de Guaraí e ficou imerso no povoado durante parte do processo de criação, uma das maiores preocupações que teve foi promover a representatividade e envolver a comunidade no seu desenvolvimento.

“Desde o início uma coisa que veio muito forte em mim era que a comunidade participasse disso, estivesse envolvida. Então durante o processo eu pensei que precisava estar junto da comunidade para que eles pudessem participar de verdade. Para mim foi muito gratificante ver que eles abraçaram esse projeto. Acredito que com todo amor, com toda expectativa e todo o empenho a gente obteve esse resultado incrível”, falou o estilista, que disse se sentir grato e honrado com a apresentação dos vestidos no Congresso Nacional.

O mesmo sentimento foi descrito pela modelo jalapoeira Taiza Pereira Rodrigues, de 17 anos. “Para mim foi um orgulho. Conhecer o Congresso era um sonho. Me senti muito orgulhosa de estar lá, representando o quilombo Mumbuca, através do capim dourado e da moda”.

Homenagens

Como forma de celebrar os 35 anos do Tocantins, marcando três décadas e meia de sua criação, foram homenageadas figuras que desempenharam um trabalho essencial para a criação do Estado, como o ex-governador Siqueira Campos, representado pelos filhos Francisco e Eduardo Siqueira Campos e pela amiga e ex-auxiliar Kátia Rocha.

Na solenidade, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, ressaltou o papel de seu pai na formação do Estado e prestou seus cumprimentos aos tocantinenses e à cultura, através do cantor Genésio Tocantins, que na ocasião executou o Hino ao Tocantins, composto durante a criação da unidade federativa. “Quero saudar os tocantinenses na pessoa de Genésio, autor do mais popular hino do Tocantins”, disse.

Para o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, um dos pioneiros do Estado, o Tocantins resulta de várias histórias e pessoas que desempenharam importantes papéis para sua criação. “Celebrar um Tocantins sonhado e lutado por tantos é um privilégio e alegria de todos. Uma história longa e linda construída a partir do século XIX e da qual muitos personagens fizeram e fazem parte, culminando com a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, sob o comando do então deputado federal e depois Governador Siqueira Campos. Ver hoje o governador Wanderlei Barbosa comandando uma gestão que tem também o cuidado de reconhecer o valor de todos é muito bom”.

Exposição pelos 35 anos

Aberta para visitação entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, a exposição Tocantins 35 anos encerra seu período de exibição nesta segunda-feira, 2, no Salão Negro no Congresso Nacional.

Parte da programação de aniversário, a exposição é uma realização do Governo do Tocantins por meio da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e da Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), com coordenação da Casa Civil, em parceria com a senadora Professora Dorinha Seabra. Seu intuito foi trazer a trajetória da criação do Tocantins, com painéis e elementos ilustrativos sobre a cultura, o turismo, a economia e o meio ambiente de um Estado com uma história rica em resistência, natureza exuberante e cultura diversa. 

Edição: Alba Cobo

A sessão solene celebrou os 35 anos do Estado e relembrou importantes nomes da sua história – Agência Senado 

Os cinco vestidos foram produzidos pelo estilista Luiz Fernando Carvalho, com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secult, e fazem parte do patrimônio cultural da pasta – Agência Senado

Você pode Gostar de:

AFROTURISMO: Rotas Negras: Grupo interministerial se une para promover e desenvolver o Afroturismo no Brasil

Grupo de Trabalho composto por representantes de ministérios e outros órgãos do governo federal trabalharão …

Governo do Tocantins orienta sobre regras de visitação aos atrativos do Jalapão durante o Carnaval

Além das novas regras de visitação que estão em vigor, turistas devem observar os cuidados …

Pesquisa do Ministério do Turismo aponta o Jalapão como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros em 2024

Levantamento também mostra que o Jalapão é um dos destinos turísticos mais conhecidos Uma pesquisa …

QUALIFICAÇÃO: MTur oferta 55 vagas em cursos gratuitos de gastronomia

OMinistério do Turismo disponibilizou mais oportunidades em cursos na área de gastronomia. Nessa nova oferta, …

Capim-dourado é destaque em ensaio da escola de samba Unidos do Viradouro, no Rio de Janeiro

Coroa faz parte do acervo do Governo do Tocantins e foi usada pela madrinha de …

Governo do Tocantins cria Rota Turística da região central do Estado e institui distrito de Taquaruçu como Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura

Rotas devem estimular o desenvolvimento das atividades turísticas da região central do Estado O rico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *