Home / Entretenimento / Projeto SERRANA Saberes do Vale valoriza artistas locais de Taquaruçu e seus saberes musicais

Projeto SERRANA Saberes do Vale valoriza artistas locais de Taquaruçu e seus saberes musicais

Garantir a visibilidade às manifestações e experiências artísticas do Distrito de Taquaruçu, por meio do resgate e reconhecimento de sua musicalidade e sonoridade, este é um dos objetivos do projeto SERRANA Saberes do Vale, pesquisa cultural da Cantora e Compositora Edi Ribeiro com artistas locais que buscam aprofundar os conhecimentos sobre os SABERES musicais locais.

Com um intercâmbio entre os Artistas e suas experiências durante suas produções culturais, que trazem como produtos canções que exaltam as belezas naturais de Taquaruçu, a cantora local Edi Ribeiro dialoga de forma musical e produtiva, imprimindo a roda de conversa com troca de saberes, depoimento de biografia e execução da sonoridade de seus instrumentos musicais, como a zabumba, sanfona, o cavaquinho, pandeiro e o violão regional.

Em um formato inédito, a cantora embarca, durante o projeto SERRANA Saberes do Vale, em sua primeira experiência que envolve a criação e resgate dos saberes locais, protagonizando um trabalho ímpar para a valorização da musicalidade do Distrito de Taquaruçu, localizado a 30km de Palmas. 

“Esse projeto, deixa um legado de aprendizagem, e estímulo na produção artística e respeito às diversidades e manifestações culturais, já que é importante garantir a memória, por meio do registro,  para preservação desses mestres dos saberes e da identidade da cultura popular de um povo”, frisa a compositora ao mencionar que o projeto despertou os moradores pioneiros no Distrito, para se identificarem enquanto fazedores da cultura popular e mestres na vivência do saber com suas artes. “O que tem um valor imaterial”, completa.

Serrana é uma composição autoral da cantora que deu nome ao projeto Serrana Saberes do Vale. As experiências do projeto estão sendo disponibilizadas na página do YouTube Edi Ribeiro Cantora.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o fortalecimento da musicalidade local é um dos pilares para a valorização da cultura tocantinense. “É de extrema relevância termos essas pesquisas que visam se aprofundar nos estudos de nossas bases culturais, pois elas irão permitir que tenhamos uma cultura mais sólida e que valorize as suas raízes”, destacou ao mencionar que o projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), criada pelo Governo Federal e executada pelo Governo do Tocantins, por meio da da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), para auxiliar os profissionais do setor cultural, tão prejudicado pela pandemia de Covid-19.


Conheça Edi Ribeiro

A cantora e compositora Edi Ribeiro começou a tocar instrumentos aos nove anos de idade, tendo como referência sua mãe, que tocava violão. Trilhou por algum tempo no segmento religioso onde adquiriu experiência em tocar, cantar em coral e compor. Desde 2001 atua no segmento cultural com composições como a música Taquaruçu um Paraíso. Dedica-se, também, à pesquisa da cultura local de Taquaruçu.keyboard_arrow_uphttps://barra.to.gov.br/base.php?adetuc

Você pode Gostar de:

INTERNACIONAL: Unesco incorpora dois geoparques brasileiros em sua Rede Global

Geoparques “Quarta Colônia” e “Caçapava do Sul” se somam à seleta lista de 195 unidades …

Gastronomia junina movimenta turistas em todo o país

Os sabores e as delícias dos pratos típicos juninos nos variados estados e regiões brasileiras …

INVERNO: Cinco destinos para aproveitar o frio no Nordeste

Estados como Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí proporcionam experiências em serras, cachoeiras e festivais temáticos; …

A jornada do casal que criou a primeira vacina contra covid-19

Existe aquela velha história de que sorte é nada mais que o encontro da preparação …

Etnoturismo é uma das prioridades do Governo do Tocantins

Desenvolvido pela Secretaria do Turismo, projeto tem parceria das pastas de Cultura e dos Povos …

INTERNACIONAL: Revista Time destaca Pantanal entre os 50 melhores lugares do mundo em 2023

Entre países como França, Marrocos e Coreia do Sul, o Pantanal conquistou lugar no renomado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *