A massa de ar polar que poderá chegar novamente com neve é motivo para aumento na procura por hospedagem em cidades da Serra. De acordo com o Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), o aumento na procura por reservas tem sido percebido desde quinta-feira (22) e a expectativa é de que, ainda nesta semana, cidades como Gramado e Canela atinjam ocupação máxima em hotéis e pousadas. Segundo decretos para controle da pandemia, a ocupação permitida é de até 75% nestes estabelecimentos.
O inverno já registra mais movimento porque estamos em alta temporada, além disso o período de férias escolar também colabora. Ainda assim, quando acabar as férias, temos apenas uma mudança de público, mas a procura deve continuar alta — afirma a gerente executiva do SindTur Serra Gaúcha, Lisa Gottschalk.
Conforme previsão, as temperaturas devem começar a cair nesta terça-feira (27) e as mínimas no Estado devem ficar entre 5°C e 7°C. Na quinta-feira (29), algumas áreas de instabilidade trazem umidade pra Serra. Conforme meteorologistas, a condição favorece a formação de nuvens carregadas e queda de neve.
Nas 10 unidades da rede Laghetto que ficam em Gramado e Canela, a expectativa é por lotação máxima, especialmente para o final da semana.
Estamos com aumento na procura desde a reabertura dos parques, em maio, registrando altas em datas como o Dia dos Namorados. Também tivemos boa procura durante o último frio que teve. Hoje Gramado já está bem movimentada — afirma a supervisora de marketing dos hotéis Laghetto, Daira Cabral.
A ocupação máxima permitida também é atingida no Grande Hotel Canela, que registra alta taxa de ocupação desde semana passada em função das férias escolares. Até setembro o hotel está com 100% de reservas para os finais de semana. De acordo com a analista de marketing Sheila Krauspenhar, os oito hectares de espaço ao ar livre são um dos principais motivos para a procura durante a pandemia:
— As pessoas podem ficar em isolamento num espaço aberto, essa é uma grande vantagem que temos. Seguimos cumprindo todos os protocolos, que agora também nos permitem o funcionamento da piscina e da área de recreação infantil, de forma limitada e sob agendamento.
Período de permanência está maior
Em um comparativo com o mesmo período do ano passado, a ocupação dos hotéis na Região Uva e Vinho está maior neste inverno, especialmente em função das flexibilizações em relação aos protocolos da pandemia, segundo o presidente do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH), Vicente Perini. Além disso, ele acredita que uma mudança de comportamento do turista está favorecendo a rede turística da região:
— A gente notou que muitos turistas que estão se hospedando em cidades como Caxias do Sul, por mais dias, para visitar os atrativos de toda a região. As pessoas estão preferindo viagens dentro do país, mas nos moldes que fariam uma viagem ao Exterior, por exemplo, permanecendo mais tempo, visitando mais lugares.
fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
FOTO:https://www.google.com/