Home / Entretenimento / MUNDO: OMT lança concurso mundial para startups de turismo gastronômico

MUNDO: OMT lança concurso mundial para startups de turismo gastronômico

03.02.2021_Matéria_Dados_Caged.jpg

Inscrições vão até 28 de fevereiro e o resultado final deve ser divulgado em maio de 2022

AOrganização Mundial do Turismo (OMT) está com inscrições abertas para a 3ª Competição Global de Startups de Turismo de Gastronomia. A disputa tem a missão de identificar desafios e projetos inovadores para o segmento, além de tornar o setor mais inclusivo, sustentável e resiliente. Os interessados terão até o dia 28 de fevereiro de 2022 para se inscreverem no site da OMT, e o resultado final sairá em maio do ano que vem.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que o Brasil pode ser um dos destaques da competição já que o país é uma fonte de startups e tem boas referências gastronômicas. “Precisamos valorizar a importância da gastronomia em incentivar viagens dentro do nosso país e trazer essa experiência para desenvolver projetos inovadores. Tenho certeza de que o Brasil pode dar resultados nesse desafio e que ele será referência para o aprimoramento do segmento”, disse.

Para participar, os interessados devem ter uma startup de impacto social, que supra as necessidades sociais não atendidas em diferentes áreas, e protótipo de produto ou serviço com resultados já medidos ou mensuráveis. Além disso, os competidores deverão ter uma equipe com conhecimento explícito sobre a área de atuação, adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros.

Os vencedores receberão mentoria da OMT e de seus parceiros, suporte personalizado para sua empresa, oportunidades de investimentos e de apresentar sua startup no 7º Fórum de Turismo Gastronômico da organização, que acontece em Nara, no Japão, em junho de 2022. Eles ainda receberão bolsas de estudo para a Academia Online de Turismo, participarão de uma competição foodtech em formato roadshow e terão um Plano Avançado da primeira comunidade digital dentro do setor de gastronomia 360º.

TURISMO GASTRONÔMICO – Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil. Oito em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional).

AÇÕES DO MTUR – De forma a impulsionar o turismo gastronômico, em 2020, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Brasil (IFB) firmaram um acordo para o desenvolvimento do projeto “Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil”. O MTur também contratou, em parceria com a Unesco, uma consultoria para apoiar a formulação de ações e estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo gastronômico no país.

Diante da capacidade da gastronomia de diversificar destinos e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável da atividade rural, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou o Projeto Experiências do Brasil Rural. A iniciativa tem apoiado a estruturação de oito destinos e empreendimentos do campo já selecionados.

Vencedores receberão mentorias da OMT e parceiros. Crédito: Arquivo/MTur

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia Tocantins

Na sexta-feira, 29 de julho, a equipe do Coletivo de Educadores Ambientais do território do …

BRASIL: Gastos de turistas estrangeiros no país voltam a crescer em março

Último levantamento do Banco Central apontou que foram deixados no período US$ 453 milhões no …

Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semana no Distrito de Taquaruçu em Palmas

Festa ‘TabokaGrande’ retorna em formato presencial neste fim de semanaApós dois anos sem apresentação dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *