Home / TURISMO BRASIL / MTur e Pátria Voluntária firmam acordo para promover acessibilidade e voluntariado no turismo

MTur e Pátria Voluntária firmam acordo para promover acessibilidade e voluntariado no turismo

23.04.2021_Materia_Acessiiidade.png

Acordo buscará aperfeiçoar as políticas públicas de acessibilidade no turismo brasileiro


OMinistério do Turismo e o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária) firmaram nesta segunda-feira (27.09) um Acordo de Cooperação Técnica para estimular o engajamento e a participação em atividades voluntárias que promovam a acessibilidade no turismo. A iniciativa, lançada em alusão ao Dia Mundial do Turismo e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, será desenvolvida no âmbito do Programa “Turismo Acessível” que promove a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a proposta vem para somar um conjunto de ações já realizadas pela Pasta para a inclusão da acessibilidade no setor de viagens. “Esse ACT reforça o compromisso do Ministério do Turismo e de todo o governo federal em promover a acessibilidade e a inclusão desse público que tanto contribui para o turismo nacional. Temos uma série de ações que já estão sendo desenvolvidas por parte do Programa Turismo Acessível e que, com esta parceria, poderão elevar o Brasil a um novo patamar no segmento, podendo até mesmo virar referência mundial”, disse.

Além das ações já desenvolvidas pelo Programa Pátria Voluntária, o ACT buscará aperfeiçoar as políticas públicas de acessibilidade no turismo brasileiro. As ações serão realizadas por meio da articulação entre governo, setor privado e sociedade civil, para proporcionar o engajamento social, a participação cidadã em ações transformadoras e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida com mais segurança e autonomia aos benefícios da atividade turística.

“Com essa parceria, pretendemos mobilizar e promover a divulgação e o desenvolvimento de atividades voluntárias direcionadas à acessibilidade desse público. E ainda, fazer uma ponte entre o governo, o setor privado e a sociedade civil para viabilizar a implementação de ações conjuntas para o fomento de atividades voluntárias voltadas à implantação da acessibilidade, por meio do programa Turismo Acessível, em benefício, especialmente dos turistas com deficiência ou com mobilidade reduzida” explica a secretaria-executiva do Pátria Voluntária, Adriana Pinheiro.

Hoje, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. A acessibilidade é uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Uma das ações desenvolvidas pela Pasta é o Programa Turismo Acessível, que prevê ações voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a atividades turísticas. O trabalho complementa outras inciativas desenvolvidas no âmbito do governo federal para a garantia de condições dignas de vida, a plena participação na sociedade e a igualdade de oportunidades a todas as pessoas com deficiência.

AÇÕES DO MTUR – Além do programa “Turismo Acessível”, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diversas frentes em prol da inclusão social e do acesso das pessoas com deficiência às atividades do setor. Entre elas, podemos destacar o desenvolvimento do aplicativo móvel para a interação de pessoas com deficiência visual e auditiva em atrativos turísticos, o TATU; o lançamento e divulgação de guia com Dicas para Atender bem Turistas com Deficiência; oferta de cursos para prestadores sobre como atender bem este público e a revisão de quatro cartilhas de turismo acessível.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

24 anos de criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), uma das mais importantes Unidades de Conservação de …

5 de Outubro Aniversário do Tocantins

Parabéns 36 Anos do mais jovem Estado do Brasil, com imensas belezas Turísticas e Culturais …

G20 TURISMO “Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias …

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola” …

Com apoio do Governo do Tocantins, 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

Evento ocorrerá na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, entre os dia 6 e 8 …

Romarias do Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis na maior festa religiosa do Estado

Governador Wanderlei Barbosa e o Secretário de Turismo, Hercy Filho, participaram do evento nesta quinta-feira,15, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *