O livro ‘Tocantins entre versos e rimas’ é fruto das atividades, da disciplina eletiva ‘Penso, logo escrevo!’, realizadas ao longo do primeiro semestre deste ano no Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins. A unidade escolar integra o programa Jovem em Ação e conta com mais sete disciplinas eletivas.
A eletiva ‘Penso, logo escrevo!’, tem como regente a professora Mauricéia Batista da Silva, que promoveu debates e estudos sobre a história, cultura e literatura tocantinense. Além disso, os alunos visitaram o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional, a Catedral Nossa Senhora das Mercês, os Casarões Históricos e a Exposição Siqueira Campos, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas. Também participaram de uma roda de conversa com o poeta, cronista e jornalista Zacarias Martins.
A professora Mauricéia Bastos explicou como nasceu a ideia da publicação do livro. “Trabalhamos com a leitura de livros de autores tocantinenses e depois partimos para a escrita. Quando falei da possibilidade de publicarmos um livro, os alunos se empolgaram muito, na hora compraram a ideia, e assim nasceu o livro ‘Tocantins entre versos e rimas’, apontou a educadora.
A diretora da unidade escolar, Gabriela Fernanda do Carmo, destacou a interdisciplinaridade das eletivas. “Elas abrangem o conteúdo de pelo menos duas disciplinas e permitem a socialização dos alunos de várias turmas e séries em torno dos projetos. São iniciativas que fortalecem o aprendizado. Além da visita técnica, os alunos da disciplina ‘Penso, logo escrevo!’ se envolveram com a leitura e a produção textual”, explicou.
Para Rafaella Silva Borges, aluna da 3ª série do ensino médio, o projeto inspira os alunos a realizarem seus sonhos. “Assim como eu, muitos alunos tinham a vontade de escrever e pensavam que não era possível, e realizamos esse sonho. Essa eletiva ajudou muito a ampliar o nosso conhecimento em relação à literatura tocantinense, que muitas vezes é esquecida”, afirmou.
Livro
O livro ‘Tocantins entre versos e rimas’ traz textos sobre o cotidiano, a arte, as belezas, entre outros aspectos da cultura tocantinense. Os interessados podem adquirir a obra no Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, no valor de R$ 15,00.
Eletivas
Além da eletiva ‘Penso, logo escrevo!’, a unidade escolar conta com mais outras sete: Tuor pelo futuro; Quando a química é boa toda ação forma um jovem em ação; H2O: a fórmula mágica; 1001 maravilhas do Tocantins; Finja que eu sou fruta e me poupe; Esportemática: O desafio começou; A vida é dura? Só para quem é mole!
Desenvolver habilidades além daquelas oferecidas pelas disciplinas tradicionais: esse é o principal objetivo das disciplinas eletivas. Elas conferem a possibilidade de enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação tradicional oferecida pelas escolas.
Conheça alguns dos textos produzidos pelos alunos:
TOCANTINS: PÁTRIA AMADA!
Tocantins, terra onde nasci e fui criada
Olhando o clarão da aurora dessa
Gente humilde e apaixonada.
Felicidade é poder conhecer o lindo clarear
De um lindo sol que só aqui
Você verá…
O bom mesmo seria se todos participassem
Da eletiva, penso logo escrevo! Para entender
Que a cultura Tocantinense, temos que preservar.
Eletiva, essa que nos fez entender
O quão bom é poder ler e escrever
Dando a oportunidade a quem quis participar
Pois de suma importância será
Depois disso, pude muitas coisas aprender.
O encanto que aqui me fez crescer.
Estado de gente humilde e lutadora
Que corre atrás do pão
Trazendo consigo o exemplo
De uma bela nação.
Rafaella Silva Borges
TOCANTINS E SUAS RIQUEZAS
Tocantins com teu calor escaldante
Que nos aquece e nos faz transpirar
É bem intenso e ardente, que em seus
belos rios me fazem mergulhar.
Terra de belezas exuberantes
Trás consigo o brilho de um diamante
Os turistas, quando chegam aqui,
Ficam admirados com seus encantos.
Tocantins, terra do capim dourado
Cheio de grandes artistas que encantam.
A produção dos lindos e ricos artesanatos
Que deixam os visitantes admirados.
Railson Pinheiro Leal