Esta edição ocorrerá no dia 5 de dezembro, domingo, com largada em frente ao Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins/Unidade II
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tornou público, nesta terça-feira, 23, o regulamento da 20ª Meia Maratona do Tocantins. Esta edição ocorrerá no dia 5 de dezembro, domingo, com largada a partir das 6h30, em frente ao Colégio da Polícia Militar do Estado Tocantins Unidade II, em Palmas.
Dividido em doze partes, o documento, disponível aqui, traz as informações sobre: Prova; Categorias e Regras de Participação; Regras Gerais do Evento; Regras Específicas do Evento; Regras Específicas de Saúde; Inscrições, Valores e Prazos de Inscrição; Kit de Participação; Classificação e Premiação; Termo de Responsabilidade Individual ou em Equipe; Congresso Técnico; Montagem de Tendas de Assessorias/Treinadores e Considerações Finais.
Além disso, o regulamento apresenta a Comissão Disciplinar para a realização do respectivo evento, com as seguintes competências: acompanhar, executar e resolver todos os procedimentos internos e administrativos relacionados à realização da 20ª Meia Maratona do Tocantins. A organização também disponibiliza para contato com os atletas, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no endereço: meiamaratona@seduc.to.gov.br.
Novidade
Para além dos 21 km e dos 10 km que aparecem no regulamento, devido à grande procura dos corredores de rua por uma prova de percurso mais curto na 20ª Meia Maratona do Tocantins, a Seduc decidiu incluir a corrida de 5 km na competição. Desta forma, a competição deste ano terá disputas de 21 km, 10 km e 5 km. Para participar da corrida dos 5 km, o competidor deve completar 16 anos até 31 de dezembro.
Inscrições
As inscrições para a Meia Maratona, evento oficial que faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), podem ser feitas até o dia 26 de novembro, às 23h59, exclusivamente pela internet, no site https://www.centraldacorrida.com.br/xx-meia-maratona-do-tocantins. A inscrição é no valor de R$ 50 + taxa administrativa do site. Foram disponibilizadas 1.000 vagas.
Premiação
Realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc, em parceria com a Federação de Atletismo do Estado do Tocantins (Fato) e a empresa BGC Energia Solar, para esta edição, estão sendo oferecidos R$ 50,2 mil em prêmios. O valor será rateado entre os vencedores das diversas categorias.
Os cinco primeiros colocados dos 21 km, masculino e feminino, serão premiados com R$ 4 mil, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil, R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente. Já os destaques da prova de 10 km, masculino e feminino, receberão: R$ 2 mil, R$ 1,5 mil, R$ 1 mil, R$ 800, R$ 400.
Os três primeiros atletas classificados por faixa etária e na categoria Deficiente Intelectual T20, na prova de 21 km (masculino e feminino), ganharão R$ 500, R$ 300 e R$ 200; e os destaques por faixa etária da corrida de 10 km, R$ 300, R$ 200, R$ 150, respectivamente.
Os cinco primeiros colocados na classificação geral da corrida de 5 km, masculino e feminino, serão premiados com troféus. Todos os inscritos na competição receberão medalhas de participação.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate