Conhece as bonecas “Ritxòkò”? Elas foram declaradas patrimônio cultural do Brasil em 2012 e são uma referência cultural significativa para o povo Karajá. O artesanato, feito de cerâmica, é produzido pelas mulheres da comunidade da Ilha do Bananal.
Como é o artesanato dos Karajás ( bonecas ritxòkò)?
Os Karajás possuem uma rica habilidade pela cultura material, e se destacam pela sua arte em cerâmica, fazendo bonecas ritxòkòe utensílios domésticos, como potes e pratos. Ela é produzida com argila cinzenta, coletada nas margens fluviais, adicionando cinzas da árvore cega-machado, e são feitas pelas mulheres.
Os artefatos de cerâmicas, principalmente as figuras humanas e animais, são muito procurados e formam uma oportunidade de comércio com os turistas.
Conheça mais sobre as bonecas de cerâmica chamadas de bonecas ritxòkò, que são consideradas Patrimônio Cultural Brasileiro, com os seguintes vídeos:
Atualmente, as bonecas ritxòkò Karajá integram o acervo de vários museus do país, são procuradas como objetos de decoração e comercializadas em lojas de artesanato locais, regionais e nacionais.
Os Karajás também desenvolvem artefatos de palha, madeira, minerais, pedras, cascas de árvores e cabaças.
A arte plumária também é outro aspecto marcante deste povo, como o raheto ou aheto, grande cocar feito de penas de urubu, coelheiro branco e rosa, e de periquitos. Com a dificuldade de captura de araras, esta arte tem sido reduzida.
Os cestos para decoração, feitos pelos homens e também pelas mulheres, apresentam trançados inspirados na fauna, como partes do corpo dos animais, e são muito usados na decoração Boho.