Home / GASTRONOMIA / A Prefeitura de Paraíso do Tocantins e o SEBRAE lançaram na noite de quinta-feira, 23, a 4° Edição do Festival do Chambari

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins e o SEBRAE lançaram na noite de quinta-feira, 23, a 4° Edição do Festival do Chambari

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins e o SEBRAE lançaram na noite de quinta-feira, 23, a 4° Edição do Festival do Chambari. O evento aconteceu no Palácio da Cultura Cora Coralina e contou com a presença do prefeito Celso Morais, da primeira-dama Dra. Caroline Falcão Morais, do presidente do SEBRAE, Rogério Ramos e dos vereadores Camilla Rhuana, Marcílio Pedreiro, Silvana Luz, Wedson Araújo e Walter Gontijo. Além de membros do Comtur, Conselho Municipal de Turismo, também parceiro do evento.

Festival

Conforme informações repassadas por Patrícia Nascimento, secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, neste ano o Festival acontece na modalidade drive thru, para evitar aglomeração, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, na Praça José Ribeiro Torres.

O Festival conta com a participação de 12 expositores que apresentarão além do típico Chambari com arroz, outras formas de preparo da iguaria, tais como hambúrguer e pastel de Chambari. Haverá ainda comercialização de doces e bebida artesanal (chopp).

Pedro Nunes, um “chambarizeiro raiz” vai levar ao Festival o prato tradicional de “arroz com um bom Chambari”, conforme sua própria descrição. O micro empreendedor participa pelo segundo ano consecutivo do Festival do Chambari e está com alta expectativa em relação à comercialização do prato paraisense que ficou famoso no Brasil todo.

Criação do Festival

O Festival do Chambari foi idealizado pelo prefeito Celso Morais ainda em 2017 quando ocupava os cargos de vice-prefeito de Paraíso e secretário de Desenvolvimento Econômico.

Desde a sua primeira edição, em 2018, teve alta aceitação do público e recebeu visitantes inclusive de outros estados. Em 2019 o Festival ganhou uma mega estrutura com participação de artistas tocantinenses renomados e cobertura da imprensa estadual.

Em 2020, por causa da pandemia mundial, teve que ser realizado em um formato online onde os consumidores compravam de algum expositor participante e concorriam a prêmios diversos. Neste ano, com grande parte da população local já vacinada contra a Covid-19, o festival acontecerá neste formato de drive thru.

“Estamos com esse sentimento de gratidão por realizar mais um festival e assim fomentar nossa economia e dar visibilidade aos expositores que vão participar conosco desta empreitada”, pontuou o prefeito Celso Morais.

Parceria com o SEBRAE

O SEBRAE é um importante parceiro do Festival do Chambari por acreditar que este evento atrai visitantes ao município, aquece a economia e coloca a gastronomia local em evidência.

Para o presidente da instituição, Rogério Ramos, “o Chambari faz parte dos pequenos negócios e é uma referência de Paraíso para o Brasil inteiro. Então, o SEBRAE e a Prefeitura buscam fomentar o desenvolvimento econômico e também a cultura de consumir esta iguaria”, afirmou Ramos.

“É uma honra ter o SEBRAE como parceiro deste projeto desde o início. Agradecemos o Rogério Ramos pela presença e também agradecemos a gerência local do SEBRAE em Paraíso na pessoa da Sirlene Martins”, pontuou Celso Morais.

O chefe do executivo municipal também convidou a população para participar e prestigiar o 4° Festival do Chambari.

Você pode Gostar de:

Batalha medieval entre Mouros e Cristãos é relembrada no sudeste do Tocantins

Cavalhadas de Taguatinga ocorrem durante os Festejos de Nossa Senhora D’Abadia. A população de Taguatinga …

MEIA MARATONA Competição em Palmas recebe mais de 600 inscritos

As inscrições para a Meia Maratona de Palmas seguem a todo vapor. O evento realizado …

Em Palmas Aprovados do 16º FGT para participar de cursos classificatórios

Festival acontecede 07 a 11 de setembro no distrito de Taquaruçu e reunirá 41 concorrentes …

ECOTURISMO: APA da Baleia Franca: Unidade de Conservação mais visitada do Brasil

Localizada no litoral sul de Santa Catarina, região é considerada a “maternidade” da baleia franca …

BICENTENÁRIO: Cidades Históricas: uma viagem turística pela memória do Brasil

Em comemoração aos 200 anos da Independência, MTur inicia série para falar das cidades históricas …

VIII Descida Ecológica do Rio Araguaia realizada por Couto Magalhães teve adesão dos municípios do médio Araguaia Tocantins

Na sexta-feira, 29 de julho, a equipe do Coletivo de Educadores Ambientais do território do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *