Home / TURISMO TOCANTINS / Araguaína Tocantins inicia mapeamento de pontos turísticos para desenvolvimento do Turismo

Araguaína Tocantins inicia mapeamento de pontos turísticos para desenvolvimento do Turismo

A Prefeitura de Araguaína iniciou um trabalho de levantamento dos pontos turísticos existentes na cidade, além de locais com potencial de desenvolvimento, para a realização de um projeto voltado ao aprimoramento das políticas públicas em turismo e crescimento da economia local. O projeto está sendo realizado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), empresa especializada que foi contratada pelo Município para a execução do trabalho de mapeamento e o desenvolvimento do planejamento turístico da região, que possui um raio de abrangência de dois milhões de pessoas.

O trabalho faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Município, e tem como objetivo o desenvolvimento regional tendo Araguaína como polo, por meio da implantação de políticas de aprimoramento em diversos eixos estratégicos, como o incentivo ao empreendedorismo tecnológico e o marketing territorial, atraindo mais visitantes e negócios.

“Araguaína é uma cidade com enorme potencial turístico em diversas modalidades, seja o turismo de natureza ou mesmo o turismo de comércio e negócios e serve como base para toda a região. Esta iniciativa irá nos ajudar a ter uma visão mais clara das estratégias que serão traçadas para desenvolver ainda mais o turismo regional. É importante destacar que o desenvolvimento do turismo reflete de forma positiva, atraindo mais negócios, gerando mais empregos e melhorando a qualidade de vida da população”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Araguaína, Helter Dantas.

O levantamento das informações foi iniciado por meio de contato telefônico com os estabelecimentos turísticos da cidade e de municípios vizinhos, como hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos turísticos dentro do município. A partir do dia 24 de janeiro, a equipe da ABET também fará um trabalho de pesquisa presencial a alguns estabelecimentos para a conclusão do inventário que trará dados da empresa como endereço, canais de contato, capacidade de atendimento, entre outras informações.

O Planejamento Turístico trará uma série de estratégias para promover o turismo regional e será montado a partir das informações que estão sendo levantadas no inventário, nas pesquisas de opinião e nas questões trazidas pela administração pública e pelos próprios empreendedores do ramo. O trabalho irá contar com o auxílio da plataforma SITUR (Sistema de Inteligência Turística), que funciona como uma base de dados on-line de gestão de destinos turísticos, facilitando o acesso e gerenciamento das informações coletadas.

“Essa fase é uma das mais importantes de todo o trabalho, pois, a partir dela, teremos uma noção mais real do que a cidade tem a oferecer aos visitantes e, com essas informações em mãos, conseguiremos traçar estratégias palpáveis e assertivas para o desenvolvimento do turismo”, explicou o diretor executivo da ABET, Dener Fonseca.

Cidade Empreendedora
Além do trabalho de levantamento das informações para as estratégias voltadas ao desenvolvimento do turismo em Araguaína e na região, a Prefeitura tem realizado uma série de iniciativas e projetos com o objetivo de atrair mais negócios para a cidade e promover o desenvolvimento da economia. Entre as ações estão a implantação do projeto de Sandbox Regulatório de Araguaína, se tornando a primeira cidade do Tocantins a promover um trabalho que facilitará a aplicação e testagem de técnicas e novas tecnologias, como a implantação do sistema de telefonia 5G, se tornando um dos cinco primeiros municípios do Brasil a implantar a tecnologia.

Outra iniciativa é a construção do Complexo de Turismo e Negócios da Via Lago, que tem objetivo de desenvolver econômica e socialmente a região, gerando emprego e renda para a comunidade. No local, já está sendo construído o primeiro Centro de Convenções da região norte do Tocantins, que já está com a primeira etapa da obra sendo concluída e contará com um salão geral para eventos, exposições e shows, lavabos com acessibilidade, salas de aula ou reuniões, administração, cozinhas e um terraço.

Fonte: Pref.Araguaína

Você pode Gostar de:

BRASIL: TURISMO DE OBSERVAÇÃO

Observação de baleias movimenta turismo em estados litorâneos do país Cidades do Nordeste e do …

MTur estende prazo para conclusão do curso de Gestor de Turismo

Inscritos têm agora até o dia 30 de dezembro de 2022 para terminar a qualificação …

Tocantins: Folias do Divino de Natividade retorna após dois anos de pausa devido a pandemia

Celebração antecede a celebração da Festa do Divino Espírito Santo A tradicional chegada das Folias …

MUNDO: França país mais visitados do mundo

 França Há anos o país mais visitado do mundo, a França justifica sua preferência entre …

BRASIL: Lançado o processo seletivo para o Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – 2022/2024

O edital é realizado por meio de uma parceria entre a Funarte e o Instituto …

ANCINE lança linha de crédito de R$ 215 milhões para estimular a aceleração do crescimento do setor audiovisual

Recursos do FSA poderão ser usados para financiar investimentos em inovação, acessibilidade, infraestrutura e capital …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *