Home / TURISMO TOCANTINS / Pesquisa do Ministério do Turismo aponta o Jalapão como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros em 2024

Pesquisa do Ministério do Turismo aponta o Jalapão como um dos destinos mais desejados pelos brasileiros em 2024

Levantamento também mostra que o Jalapão é um dos destinos turísticos mais conhecidos

Uma pesquisa realizada e divulgada recentemente pelo Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, aponta as tendências do turismo para 2024. O estudo traz informações sobre estados e locais eleitos pelos entrevistados para viagens de lazer nos próximos meses. O Jalapão está entre os destinos mais desejados pelos brasileiros.

A pesquisa também revelou os locais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento e o Jalapão está entre os 15 destinos que o turista tem vontade de visitar. O levantamento também mostra que o Jalapão é um dos destinos turísticos mais conhecidos.

“O resultado dessa pesquisa do Ministério do Turismo mostra que o trabalho de promoção e os investimentos do Governo do Tocantins, no Jalapão, estão no caminho certo, para atrair ainda mais turistas e investidores para o Estado, o que contribuirá para o desenvolvimento de mais políticas públicas voltadas ao setor, além de gerar emprego e renda para a população”, pontuou o governador Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou que esses indicadores são de fundamental importância para aumentar o fluxo de turistas no Tocantins e promover o desenvolvimento econômico e social do Jalapão, conforme preconiza o governador Wanderlei Barbosa. “Além disso, reforça a potencialidade do Jalapão como destino ecoturístico”, enfatizou. 

Atrativos

Destinos que oferecem opções de sol e praia, natureza/ecoturismo e saúde/bem-estar largam na frente da corrida pela atenção do turista.

Os locais que oferecem belezas naturais para atrair visitantes também saem na frente. Isso porque 31% consideram esse fator na escolha de uma viagem. Preço baixo/favorável é o eleito por 25%; possibilidade de reencontro com familiares/amigos, por 23%; e boas avaliações é um critério relevante para 15% dos entrevistados.

Fluxo de turistas

Na região Encantos do Jalapão, somente nas Dunas, 5.986 turistas visitaram o local em agosto do ano passado. De janeiro a agosto de 2023, foram 39.079 visitas, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados do Observatório do Turismo do Tocantins.

Metodologia

O levantamento Tendências de Turismo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI). As entrevistas foram realizadas entre 7 e 11 de dezembro de 2023.  

Confira aqui a pesquisa completa.

Edição: Victória Milhomem

Revisão Textual: Marynne Juliate

Rafting na Cachoeira da Velha, Jalapão – Nova Ventura 

Fervedouro dos Buritis, no Jalapão, é um dos atrativos turísticos da região – Os lugares incríveis do Brasil 

Você pode Gostar de:

VISIBILIDADE MUNDIAL: Brasil conquista três categorias em conceituada premiação internacional

País ficou com o 8º lugar entre os mais desejáveis do mundo; alcançou a 2º …

É DO BRASIL: Curitiba entra na lista dos 30 melhores destinos do mundo para visitar em 2025

A capital paranaense foi única brasileira a entrar no ranking da Lonely Planet, tradicional guia …

MTur investe em melhorias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Fruto de parceria com a UNESCO e o ICMBio, órgão gestor das unidades de conservação …

24 anos de criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), uma das mais importantes Unidades de Conservação de …

G20 TURISMO “Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias …

Turismo registra alta de 6,8% em relação a fevereiro de 2020 e está apenas 1% abaixo do pico histórico

De acordo com pesquisa do IBGE Aatividade turística continua demonstrando índices positivos, mesmo diante dos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *