Home / GASTRONOMIA / MTur abre consulta pública para validar Produtos Agroalimentares Brasileiros

MTur abre consulta pública para validar Produtos Agroalimentares Brasileiros

Sociedade poderá opinar sobre os itens mais relevantes ao turismo gastronômico no país

OMinistério do Turismo abriu, nesta quarta-feira (08.12), consulta pública para validação dos Produtos Agroalimentares Brasileiros com foco no turismo gastronômico. A iniciativa, que busca incrementar a lista de artigos do tipo definida em conjunto com especialistas de todas as macrorregiões do país, faz parte das atividades de construção do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur.

A lista engloba alimentos das cinco regiões, e o público poderá deliberar sobre as opções especificadas para cada estado. As contribuições devem ser enviadas até 8 de janeiro de 2022. (Clique AQUI para participar)

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que a seleção dos produtos não é restritiva. “A riqueza da nossa culinária é imensurável e de um potencial enorme. Este é apenas um passo de todo um processo de estruturação do turismo gastronômico no Brasil”, destaca.

A consulta pública é resultado de um mapeamento dos Produtos Agroalimentares Brasileiros realizado nos meses de julho e agosto pelo MTur, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Foram levados em consideração aspectos culturais, indicações geográficas, técnicas tradicionais de produção e outras características relevantes.

Toda a fase de levantamento de dados e de diagnóstico contou com a participação de representantes governamentais estaduais e municipais, acadêmicos, profissionais de turismo gastronômico e especialistas em turismo e gastronomia de todas as unidades da Federação.

Para a elaboração da lista, foram considerados não apenas itens agroalimentares de forma estrita, mas também produtos de origem animal, como mel e pescados, entre outros. Também houve a especificação de artigos que, apesar de já terem passado por algum tipo de processamento, ainda assim constituem-se em ingredientes da culinária local, a exemplo de queijo, vinho, cerveja artesanal e farinha.

PROGRAMA – Um dos objetivos do MTur é a construção e a implementação do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa, em consonância com a Política Nacional de Turismo, busca reforçar a contribuição da gastronomia à redução das desigualdades sociais e econômicas, à ampliação do fluxo de turistas, ao incremento do gasto médio de viajantes e à permanência de visitantes.

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Você pode Gostar de:

24 anos de criação do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), uma das mais importantes Unidades de Conservação de …

5 de Outubro Aniversário do Tocantins

Parabéns 36 Anos do mais jovem Estado do Brasil, com imensas belezas Turísticas e Culturais …

G20 TURISMO “Declaração de Belém reafirma o compromisso coletivo de promover um turismo sustentável, resiliente e inclusivo no mundo”, diz ministro Celso Sabino

Um marco para o turismo global! Foi desta forma que líderes das 20 maiores economias …

Turismo registra alta de 6,8% em relação a fevereiro de 2020 e está apenas 1% abaixo do pico histórico

De acordo com pesquisa do IBGE Aatividade turística continua demonstrando índices positivos, mesmo diante dos …

CULTURA VIVA NO AR, Inscrições abertas para edital de apoio a rádios comunitárias

Apartir desta segunda-feira (16), mais de 800 rádios comunitárias de todo o país poderão se …

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola”

Lançamento do Livro: “Jiu-Jitsu e Educação: Aplicações Práticas para o Desenvolvimento de Crianças na Escola” …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *