A Capital tocantinense comemora 35 anos nesta segunda, 20 de maio
Um lago com grande potencial para o turismo e atividades esportivas. Uma serra recortada por dezenas de cachoeiras e sítios arqueológicos. Um polo gastronômico, hoteleiro e receptivo de viajantes que desembarcam todos os dias rumo a dezenas de destinos turísticos. Esta é Palmas, capital tocantinense que comemora 35 ano de fundação nesta segunda, 20 de maio.
“É imensa a satisfação de ver Palmas se consolidando como um município turístico e um centro de eventos magnífico”, comemora o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, que enfaliza conquistas significaticas para a cidade nos últimos anos, graças ao olhar atento do governador Wanderlei Barbosa, um filho de Taquaruçu.
A Capital
Conhecida por sua qualidade de vida, suas avenidas largas e um traçado que lembra Brasília, o município integra a Região Turística Serras e Lago.
Até 1988, sua área fazia parte do Estado de Goiás, sendo que a região Norte foi desmembrada para dar vida ao Estado do Tocantins. Em poucos meses, dezenas de canteiros de obra erguidos simultaneamente deram vida a uma cidade bela, organizada e com inúmeras potencialidades. O Palacinho, primeiro edifício erguido em Palmas, hoje é o Museu Histórico do Tocantins e está aberto a visitação.
Palmas é o município tocantinense com maior oferta de meios de hospedagem e alimentação e conta com diversos equipamentos públicos abertos a visitação. É o caso do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, localizado no centro da Praça dos Girassois, que também conta com o Memorial Coluna Prestes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e o Monumento 18 do Forte.
A Capital também oferece cinco praias ao longo do lago formado pela UHE Luís Eduardo Magalhães. A Graciosa é a mais conhecida, com 520 metros de orla que comportam bares e restaurantes ideiais para aproveitar o entardecer, quadras de esporte, banheiros, playground, marina com atracadouro, píer e vista para a Ponte da Amizade. A partir dela, pode-se chegar a Ilha do Canela, propriedade particular a 3 km da margem direita da Capital. Não menos belas e organizadas, as outras praias são o Caju, Prata, Arnos e Buritis. Todas com barracas de alimentação e fácil acesso.
Já os amantes do turismo ecológico encontram em Taquaruçu o destino ideal. Distante 32 km do centro, o distrito que já existia antes de Palmas oferece a calma das pequenas cidades de interior, com restaurantes e pousadas acolhedoras, além de visitação a várias cachoeiras e vales.
Vocação para eventos
O sucesso de atividades realizadas pelo poder público e pela iniciativa privada colaboram diretamente na consolidação do turismo de eventos em Palmas. Neste ano, já foram contablizadas diversas atividades para todas as vertentes e que estimulam a movimentação de bares, restaurantes e hoteis.
É o caso da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) realizada nesta semana no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, com grande participação de pessoas de municípios tocantinenses e estados diversos.
“Os eventos sempre impactam positivamente para o turismo, em especial para a hotelaria”, comemora o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH Tocantins), Marcos Koche, revelando que, a depender da atividade, como os shows, a ocupação em seu empreendimento registra aumento de 30% a 45%.
Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Wilanildo de Almeida Pinheiro afirma que os eventos contribuem para a valorização da cultura e da identidade regional, atraindo turistas e visitantes de outras cidades e estados, que querem conhecer a diversidade artística, cultural e gastronômica de Palmas. “Os shows, por exemplo, têm um impacto positivo para a economia local, para os restaurantes, para os bares, para a sociedade em geral”, reflete.
O secretário de Turismo, Hercy Filho, lembra que o turismo é um grande gerador de oportunidades e o segmento de eventos está consolidado em Palmas. “O governador Wanderlei Barbosa sabe que os eventos trazem enorme movimentação para a cidade, impactando prestadores de serviços diretos e indiretos, por isso é um grande incentivador”, conclui.
Palácio, centro administrativo e atrativo turístico da Praça dos Girassois_Arq.Ademir dos Anjos_Governo do Tocantins.
Cachoeiras de Taquaruçu, como da Fazenda Ecológica, têm fácil acesso e muita beleza_Arquivo_Governo do Tocantins