Tiradentes convida os visitantes a belos dias de descanso. A cidade é linda, tranquila.
O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar do corrido dia a dia para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. Tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico.
Percorra o Centro Histórico e visite as igrejas e museus
O Centro Histórico de Tiradentes concentra a grande parte das atrações da cidade. E isso inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Diferente de outras cidades de Minas Gerais, onde o Centro Histórico se tornou apenas uma pequena parte do local, em Tiradentes ele forma a maioria da cidade. E como é delicioso percorrer as belas ruas de Tiradentes!
Comece o passeio pelo Largo das Forras, mais tradicional praça de Tiradentes e ponto de encontro das ruas principais. A partir dela, siga pelas ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos
No circuito religioso, não deixe de ver a Igreja Matriz de Santo Antônio (principal igreja da cidade), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade. Vale também visitar a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula, a Capela de São João Evangelista e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Sem esquecer das capelas que formam os Passos da Paixão de Cristo e são alguns dos cenários mais característicos de Tiradentes. Se quiser ver as igrejas abertas (coisa difícil em Tiradentes), dê preferência aos dias de sábado e domingo pela manhã, quando muitas delas realizam missas. Nas noites dos finais de semana, também acontece o Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio e o espetáculo do Concerto de Órgão. Duas boas maneiras de curtir as igrejas de uma maneira diferente.
O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras arquitetônicas. Algumas construções merecem atenção especial pela beleza e importância histórica. É o caso da antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes; a Câmara Municipal (Rua da Câmara) e a Prefeitura Municipal (Largo das Forras), que funcionam em casarões do início do século XVIII; a Ponte das Forras e o Chafariz de São José. Apesar dessas obras serem destaque, elas não são as únicas. O Centro Histórico de Tiradentes é repleto de belas obras.
Vá a São João del Rei em um trem Maria Fumaça
Visitar Tiradentes e não dar uma passadinha na vizinha São João del Rei é quase impossível. A cidade também oferece belas atrações e merece um dia de passeio. E como tornar o passeio melhor ainda? Vá de Maria Fumaça! Sim! Aquele maravilhoso trem de antigamente, literalmente com fumaça saindo pela chaminé, pode ser o seu meio de locomoção de Tiradentes a São João del Rei. O passeio só está disponível de sexta a domingo e tem custo de R$ 50 (ida) e R$ 60 (ida e volta). Quem não quiser fazer os dois trechos de trem poderá optar também pelo ônibus. Ao chegar em São João del Rei, não deixe de visitar o Museu Ferroviário. Veja mais sobre São João del Rei e o Passeio de Maria Fumaça.
FOTOS: Monique Renne