Em 2022, o Governo do Amazonas irá sediar a 12ª Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que tem o governador Wilson Lima como atual presidente. O evento ocorrerá de 16 a 18 de março de 2022, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-oeste de Manaus.
Durante três dias, governadores e funcionários públicos dos Estados e províncias da Força-Tarefa do GCF – cujos territórios abrangem mais de um terço das florestas tropicais do mundo – irão se unir aos líderes do setor privado, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, governos nacionais e organizações internacionais.
Juntos, eles destacarão estratégias e abordagens de colaboração para reduzir o desmatamento em estados e províncias de florestas tropicais e os objetivos interrelacionados de reduzir a pobreza, melhorar a subsistência, garantir direitos e proteger culturas, promover investimentos privados e construir economias baseadas em florestas com baixas emissões.
A reunião anual da Força Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP), inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia.
O MAP irá traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, concentrando-se em quatro áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.
Cada trilha destacará estratégias e soluções ousadas, e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.
Por causa da Covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A Secretaria da Força Tarefa do GCF e o Governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses, para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.
O encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a Secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail secretartiat@gcftskforce.org.
Nesta quarta-feira, 16, a reunião é voltada apenas para os membros da GCF Task Force, formado por 38 estados e províncias que cobrem mais de um terço das florestas tropicais do mundo, localizadas no Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Indonésia e Estados Unidos.
Já na quinta e na sexta-feira, 17 e 18, das 8h30 às 17 horas, o evento é aberto ao público e será realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, com a realização de quatro debates e ainda uma feira com produtos da bioeconomia amazônica.
Segundo a secretária Miyuki Hyashida, o evento é importante para o movimento em favor da sustentabilidade do planeta, já que reúne vários países que têm a capacidade financeira de apoiar e participar da construção e evolução de programas de bioeconomia que beneficiam os povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem da floresta. “Como exemplo, temos os projetos agroflorestais que já acontecem em alguns estados e esperamos que sejam, finalmente, uma realidade para os Estados da Amazônia legal. Além de programas de comando e controle, que consigam diminuir o desmatamento e as queimadas ilegais”.
Reunião
A reunião anual da Força-Tarefa do GCF é dividida em debates temáticos que se alinham com o Plano de Ação de Manaus (MAP, na sigla em inglês), inicialmente discutido, em 2021, na Conferência das Partes, a COP26, em Glasgow, na Escócia.
O MAP, aprovado na manhã desta quarta-feira, vai traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, abordando as áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.
FOTO: Diego Peres/Secom