Home / Tecnologia / Adetuc prorroga prazo para inscrição de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato

Adetuc prorroga prazo para inscrição de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato

Artesãos tem até próxima quarta-feira, 15 de setembro, para se inscreverem em edital que levará representantes tocantinenses ao 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília.

14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília. – Foto: Adetuc

Adetuc prorroga prazo para inscrição de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato

O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), provou nesta sexta-feira, 10, o prazo para que os artesãos tocantinenses se inscrevam no Edital de Chamamento Público nº 02/21, que regulamenta o processo de seleção de artesãos interessados em participar do 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, evento que ocorrerá entre os dias 27 a 31 de outubro, em Brasília. 
Por meio do Edital 03/21, o novo prazo de inscrição passa a vigorar até o dia 15 de setembro, próxima quarta-feira. 


Os detalhes da ação, executada em parceria com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia, pode ser conferidos no edital de Chamamento Público nº 02/21 disponível na página da autarquia. 


Para participar da seleção individual, os interessados deverão ter idade mínima de 18 anos completos, possuir Cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (SICAB); Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. As entidades representativas, pessoa jurídica, deverão estar cadastradas no SICAB.


Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas para artesãos individuais (pessoa física), e sete para pessoas físicas, sendo duas vagas para associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima capim dourado. Também serão selecionados artesãos e entidades representativas que produzam peças em madeira, cerâmica, couro, capim, fibra, semente, casca, flores e folhas, cristal e vitral.


Conforme o edital, a Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte rodoviário das mercadorias e dos artesãos. Já as despesas referentes a hospedagem, alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O grupo será acompanhado por um técnico da pasta.

Inscrições


As inscrições serão aceitas presencialmente, na sede da Adetuc, na Esplanada das Secretarias, Prédio III, em Palmas, de segunda a sexta, das 8 às 13 horas. É obrigatório o agendamento prévio pelo telefone (63) 3218-1370. Por e-mail, encaminhar para artesanato@cultura.to.gov.br até às 23h59 do dia 9 de setembro, com o seguinte assunto: 14º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília – DF e no corpo do e-mail informar o nome completo do interessado.


No dia 23 de setembro, será divulgada a lista provisória no Diário Oficial do Tocantins e no site da Adetuc (www.adetuc.to.gov.br), com os nomes dos participantes selecionados, por ordem de classificação. Já no dia 1º de outubro, será divulgada a lista definitiva no Diário Oficial do Tocantins e no site da Agência.


Ao falar sobre a prorrogação, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a importância da adesão dos artesãos e o incentivo dado por meio do governador Mauro Carlesse a cultura e o artesanato tocantinense. “Nosso objetivo é garantir que os artesãos tenham visibilidade e os produtos produzidos aqui no Tocantins estejam em todos os mercados. Já estamos trabalhando diversas acoes para impulsionar o artesanato local na internet e a participação em feiras e mais uma fronteira a ser explorada neste período de recuperação mundial, após a pandemia do Covid-19”, completou Jairo ao reafirmar a determinados do Governo do Tocantins para que os artesãos fossem assistidos.

Você pode Gostar de:

LANÇAMENTO DA CAMPANHA BABAÇU LIVRE: VIDA, TERRITÓRIO E LUTA

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), representado por secretarias regionais nos estados do Maranhão, …

Funarte lança concurso com prêmios de R$ 40 mil para o setor musical

Prêmio Funarte Festivais de Música 2021 abre inscrições a partir do dia 17 de setembro …

Brasil recebe mais de 50 medalhas em “olimpíada” mundial de queijo

Produtos de Minas Gerais e de São Paulo foram os mais premiados. País alcançou 2º …

Antologia Tocantina 2021 tem vencedores definidos e 55 poemas para publicação em livro

Os cinco primeiros colocados receberão premiação em dinheiro no total de R$ 7.500,00. A segunda …

Ecoturismo e Aventura no Tocantins.

O Tocantins é o paraíso para quem gosta de natureza e de sentir adrenalina nas …

Sistema Nacional de bibliotecas públicas – SNBP renova Acordo de Cooperação Técnica e oferece às bibliotecas públicas brasileiras acesso gratuito à plataforma Metabooks pelos próximos três anos

Foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 16 de agosto de 2021, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *