Home / Tecnologia / A jornada do casal que criou a primeira vacina contra covid-19

A jornada do casal que criou a primeira vacina contra covid-19

Existe aquela velha história de que sorte é nada mais que o encontro da preparação com a oportunidade. Quando se trata do casal de cientistas alemães Özlem Türeci e Ugur Sahin, criadores da vacina BioNTech/Pzifer, o ditado parece mais real do que nunca. Essa jornada contra o tempo é narrada no livro A vacina, assinado pelo repórter Joe Miller.

Tudo começa em 24 de janeiro de 2020. Após semanas de trabalho intenso, o cientista Ugur estava com a agenda mais tranquila. Aproveitando o tempo livre, mesmo que sua caixa de entrada estivesse transbordando de e-mails dos alunos de doutorado, começou a checar seus sites favoritos.

Na seção de ciência do Der Spiegel, importante jornal alemão, um relatório informava que na cidade de Wuhan, na China, uma nova doença respiratória — do tipo que causa arrepios nos epidemiologistas, segundo relato de Miller, causada por “transmissão interespécies” — já tinha acometido cerca de 50 pessoas. O SARS-CoV-2, ou novo coronavírus, dava as caras para o mundo.

Os bastidores da criação da 'vacina da Pfizer' | Eu & | Valor Econômico

Joe Miller, autor de A vacinaFoto: Thomas Lohnes

Notícia alarmante e histórico

Onze anos antes de se deparar com o relatório, Ugur Sahin uniu forças com a esposa, Özlem Türeci, para criar a BioNTech. O foco da empresa de biotecnologia sempre foi encontrar a cura para o câncer, mesmo que tivesse embarcados em alguns projetos de desenvolvimento de vacinas contra gripe, HIV e tuberculose.

Dos mais de mil funcionários da empresa, apenas um pequeno grupo — cerca de dez pessoas — estava voltado para a elaboração de vacinas contra vírus. A notícia alarmou o cientista, no entanto, que logo pensou em mandar um e-mail para o presidente de sua empresa, Helmut Jeggle.

“Helmut, economista de formação, ficou surpresa com o fato de Ugur estar levando o novo vírus tão a sério”, relata Joe Miller em A vacina. “Depois de receber o e-mail, na noite anterior, tinha feito algumas pesquisas básicas sobre o surto em Wuhan e detectara poucos alardes entre os governos além da costa chinesa. Mas Ugur foi inequívoco: esse surto tinha o potencial de ser tão grave quanto a pandemia de gripe asiática que abalou o mundo no final dos anos 1950.”

O que dizem do casal

Desde a descoberta da radioatividade por Marie e Pierre Curie, nenhum outro casal de cientistas foi tão celebrado quanto Özlem Türeci e Ugur Sahin.
The Times

Eles são o símbolo de uma história de sucesso, tanto para as ciências quanto para os negócios.
Financial Times

Criadores de um novo método científico no combate à covid-19, assim como no combate ao câncer, Özlem e Ugur se tornaram heróis de nossa época.
Bloomberg

Surpresa de janeiro e vacina

O repórter Joe Miller conta que os funcionários da empresa de biotecnologia já estavam acostumados com a “surpresa de janeiro” — algum tipo de desvio de rota que costumava acontecer no começo do ano, frustrando o caminhar dos planos em execução. Em 2020, quando o novo vírus começou a circular na China, a surpresa foi mais chocante. Mas Ugur e Özlem, já no dia 25 de janeiro de 2020, estavam comprometidos com a causa.

“Esse projeto mais recente não tinha a ver com testar uma nova ideia, e sim executar uma”, conta Miller, no livro, sobre a atitude tomada pelo cientista. “A partir daquele dia, a empresaria usaria todos os recursos disponíveis para responder ao surto de uma doença infecciosa em tempo real. Ele comunicou à equipe montada em seu escritório que já tinha dado o pontapé inicial no fim de semana.”

Nesse ponto, e por conta própria, Ugur já tinha oito vacinas em potencial contra o coronavírus e o pontapé inicial para o projeto Lightspeed, que acabou desenvolvendo vinte possíveis vacinais em tempo recorde, estava dado. A aprovação da primeira vacina clinicamente testada contra a covid-19 chegou em 2 de dezembro de 2020.

Compre o livro na loja Bienal Rio

A vacina: a história do casal de cientistas pioneiros no combate ao coronavírus
Joe Miller
Trad.: Mayumi Aibe, Natalie Gerhardt e Paula Diniz
Intrínseca
320 págs.

https://bienaldolivro.com.br/

Você pode Gostar de:

Com apoio do Governo do Tocantins, 2ª edição dos Jogos Indígenas da Ilha do Bananal reunirá cerca de 1,6 mil atletas

Evento ocorrerá na Aldeia Canuanã, em Formoso do Araguaia, entre os dia 6 e 8 …

EDITAL: Junta, feira de arte, abre inscrição de residência artística para artistas de todo o país

12ª edição da mostra de arte contemporânea acontece de 15 de outubro a 3 de …

BRASIL -CALENDÁRIO: Setembro chega repleto de atrações culturais, gastronômicas, esportivas e religiosas em todo o país

Calendário do Ministério do Turismo reúne eventos que estimulam o fluxo turístico e que podem …

Romarias do Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis na maior festa religiosa do Estado

Governador Wanderlei Barbosa e o Secretário de Turismo, Hercy Filho, participaram do evento nesta quinta-feira,15, …

Brasil integra lista dos 15 maiores mercados globais de viagens, aponta pesquisa

Levantamento da Phocuswright revela que, em 2023, o país superou a Escandinávia e passou a …

Cavalhadas de Taguatinga e reforça importância da tradição cultural do Tocantins

Evento, que segue até a quarta-feira, 14, conta com o apoio do Governo do Tocantins …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *